INOVAÇÃO

Projeto da UnB visa transformar chorume de Aterro Sanitário em eletricidade

Proposta que deve ir a competição mundial busca resolver contaminação causada por chorume por meio da biologia sintética

Danielle Souza*
postado em 14/06/2021 22:48
Ideia do grupo é utilizar a biodigestão, um método de reciclagem, transformando o chorume do Aterro em eletricidade -  (crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)
Ideia do grupo é utilizar a biodigestão, um método de reciclagem, transformando o chorume do Aterro em eletricidade - (crédito: Beto Monteiro/ Secom UnB)

Estudantes dos cursos de biotecnologia, biologia, farmácia, agronomia e administração da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvem um projeto para solucionar o problema do antigo lixão da Estrutural, hoje transformado no Aterro Sanitário de Brasília. A ideia do grupo é utilizar a biodigestão, um método de reciclagem, transformando o chorume do aterro em eletricidade.

Segundo a estudante de biotecnologia Maria Victória Luz, de 20 anos, mesmo com a substituição do lixão pelo Aterro, o espaço não tem uma vida útil duradoura, tendo, inclusive, ocorrido casos de vazamento de chorume no local. “Nos preocupamos muito, porque os recursos hídricos dessa região abastecem cerca de 500 mil pessoas”, explica.

Batizado de Gilluz — junção dos nomes Aspergillus (fungo utilizado no processo) e luz — o estudo está em fase inicial de desenvolvimento. Os estudantes pretendem inscrever o projeto na competição internacional iGEM Design League. Para concluir o projeto e ajudar na inscrição, aberta até 7 de julho, eles lançaram uma vaquinha virtual com o intuito de arrecadar R$ 15 mil.

 

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação