Infraestrutura

Ibaneis Rocha entrega obra de pavimentação da rodovia DF-285

O governador inaugurou, nesta sexta-feira (25/6), a obra de pavimentação da rodovia DF-285, localizada no Paranoá

Rafaela Martins
postado em 25/06/2021 16:38 / atualizado em 25/06/2021 16:38
Durante cerimônia. Ibaneis prometeu investir no Caminho das Escolas e no Circuito do VInho -  (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
Durante cerimônia. Ibaneis prometeu investir no Caminho das Escolas e no Circuito do VInho - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), realizou a entrega da obra de pavimentação da DF-285 na manhã desta sexta-feira (25/6). Os produtores rurais da região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF), moradores locais e 5 mil condutores de veículos podem transitar com mais segurança a partir de agora. Foram investidos na obra R$ 20.6 milhões.

Além da população rural do Paranoá, a pavimentação da DF-285 beneficia diretamente produtores das cidades mineiras de Unaí, Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital, que também utilizam a via para escoar a produção agrícola. Os recursos foram aplicados na pavimentação de duas faixas de rolamento numa extensão de 13,5 km, entre o final do trecho de 6,5 km até o balão com a DF-100.

O serviço abarcou, também, a construção de acostamento e a execução da sinalização horizontal e vertical. Na inauguração, o chefe do Executivo ressaltou que também irá asfaltar outras ruas de comunidades rurais da região e finalizar mais 9 km de extensão da DF-285 que ainda precisam ser pavimentados. “Já fica o compromisso, independente das emendas futuras, para acrescentar o mais rápido possível, o projeto da finalização dos 9 km que faltam para pavimentar aqui. Vou dar um prazo de 90 dias para fazer o projeto, e até o final do ano fazemos a licitação”, declarou o governador.

A 100 km do centro da capital, a obra trará conforto para frequentadores da região. De acordo com o Administrador do Paranoá, Sergio Damasceno, a região tem o maior número de comunidades rurais no DF. “Essa obra que o governador está entregando aqui é de fundamental importância, porque ela é reivindicada pela comunidade há muitos anos. Essa obra vai atender essa comunidade que se deslocava há muitos anos na poeira”, comentou.

Educação

O Diretor do Departamento de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Júnior, destacou também a entrega da pista que dá acesso ao Núcleo Rural Jardim II, onde há a Escola Classe Jardim II. “Hoje, estamos inaugurando o primeiro acesso pavimentado ao caminho das escolas do Núcleo Rural jardim II, até a porta. Daqui um mês, se Deus quiser, o senhor estará aqui inaugurando o acesso da escola Lamarão, e daqui a dois meses, a escola Cariru”, falou o diretor.

O governador Ibaneis garantiu que realizaeir o Caminho das Escolas, uma obra em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “A era do esquecimento acabou no Distrito Federal. Tudo demora um pouco dentro do governo, você tem que fazer projeto, tem que elaborar e tem que conseguir recursos. Uns dizem que é de um orçamento paralelo que existe lá, mas eu consegui os recursos junto à Codevasf, e vou fazer desses um sonho de toda a comunidade, que é o Caminho das Escolas”, comentou.

“Esse é um projeto nosso, um projeto criado por mães, que vai dar exemplo para todo o país. Caminhos das Escolas é dignidade para as crianças, para as famílias, é fazer com que o aluno saia de casa e chegue limpo na escola e saia da escola e chegue tranquilo em casa. Então, nós estamos começando agora com essas três entregas: a do Jardim II, a do Lamarão e a do Cariru. Mas nós queremos ampliar muito esse projeto, para que todas as escolas rurais tenham suas vias de ligação feitas até o final do nosso governo”, continuou.

Circuito dos Vinhos

Ainda no evento do Paranoá, o governador Ibaneis Rocha anunciou que transformará o DF em um dos maiores produtores de vinhos deste país, com o projeto Circuito dos Vinhos do Distrito Federal. “Brasília está entrando definitivamente na rota do vinho. Nós já temos aqui vários produtores que estão entregando vinho aqui na região e vamos incentivar agora, através da FAP também, para que a gente tenha uma produção cada vez melhor, para que a gente possa estudar os terrenos, estudar os solos e as melhores uvas para plantar na região”, destacou.

Ao final da solenidade, Ibaneis Rocha prometeu a regularização fundiária de regiões rurais do DF. “Brasília é uma cidade belíssima, seja na área urbana, seja na área rural. Podem confiar, nós vamos fazer muitas entregas na área rural. Foi criada pela Terracap uma diretoria de regularização fundiária que vai trabalhar junto com a Secretaria de Agricultura, porque nós vamos entregar as escrituras para todas essas pessoas que resolveram ter as suas vidas nas áreas rurais do Distrito Federal. A regularização fundiária no Distrito Federal vai se tornar realidade e dentro de pouco tempo nós estaremos de volta aqui entregando escrituras para a população”, avisou o governador.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação