VACINA

Mais de 16% das vacinas no DF são aplicadas em moradores de outros estados

Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicou 1,4 milhão de doses de vacina contra a covid-19 desde o início da pandemia

Luana Patriolino
postado em 07/07/2021 19:40
 (crédito: JACK GUEZ / AFP)
(crédito: JACK GUEZ / AFP)

Do total das mais de 1,4 milhão de doses contra a covid-19 aplicadas no Distrito Federal, cerca de 16,4% foram administradas em pessoas que não moram na capital. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o percentual indica que 123.794 pessoas de outras unidades da Federação receberam a primeira dose no DF e 47.862 completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.

Os números foram divulgados pelo balanço semanal da Secretaria de Saúde com dados extraídos do e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, alimentado pela pasta. Desse público, os moradores dos cinco estados que mais procuraram o DF foram os de Goiás (44,99%); Minas Gerais (11,45%); São Paulo (6,6%); Rio de Janeiro (6,14%); e Bahia (4,85%).

O acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é universal. Portanto, nenhuma secretaria pode restringir a aplicação primeira dose da vacina às pessoas que não moram na região. No entanto, para receber a segunda dose, é necessário ter iniciado o esquema vacinal no mesmo local. Caso um morador do DF, por exemplo, tenha se vacinado fora da capital federal e queira receber a segunda dose em solo brasiliense, deverá se justificar na Ouvidoria Geral do Distrito Federal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE