Pandemia

Covid-19: DF tem 57 casos confirmados da variante Delta e 109 em investigação

Quatro pacientes morreram infectados pela variante Delta. Questionado sobre o número da cepa por habitantes na capital, o secretário de Saúde explicou que o motivo é a alta taxa de testes e sequenciamentos em Brasília

Edis Henrique Peres
postado em 02/08/2021 19:33 / atualizado em 03/08/2021 18:03
Variante Delta foi identificada, pela primeira vez, na Índia, é mais transmissível do que outras cepas do vírus -  (crédito: Niaid/Divulgação)
Variante Delta foi identificada, pela primeira vez, na Índia, é mais transmissível do que outras cepas do vírus - (crédito: Niaid/Divulgação)

O Distrito Federal tem 57 pessoas infectadas pela variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, e 109 casos em investigação pela Secretária de Saúde do DF. Dos genomas sequenciados, 51 foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF), enquanto seis foram monitorados pelo Hospital da Criança.

Até o momento, quatro pessoas morreram após se infectarem com a variante, considerada mais transmissível que as mutações anteriores do Sars-CoV-2.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, explicou, que o número de casos da variante por habitantes na capital se trata da rapidez com que os resultados saem no DF. “Como tivemos a iniciativa de diminuir o tempo do exame de 15 dias para menos de sete dias, conseguimos fazer a identificação do vírus mais rápido, diferentemente de outros estados que enviam para laboratórios de outras regiões”.

Osnei destacou que até o fim deste mês a pasta pretende instalar um equipamento de maior capacidade genômica para que seja possível monitorar as variantes com mais agilidade de precisão.

Covid-19

O DF já registrou, ao todo, 450 mil casos de covid-19. Do total, 9.630 pessoas morreram. A taxa de transmissão do vírus, atualmente, está em 0,99, o que significa que a cada 100 doentes passam a infecção para 99 pessoas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação