VACINAÇÃO

Covid-19: entenda como funciona a 'xepa' das vacinas para adolescentes do DF

Secretaria de Saúde incluiu adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades na lista do público apto a entrar na fila da "xepa". Atendimento só ocorre caso haja doses remanescentes e por ordem de prioridade

Samara Schwingel
postado em 19/08/2021 21:31 / atualizado em 19/08/2021 21:35
 (crédito: Bárbara Cabral/Esp CB D.A Press)
(crédito: Bárbara Cabral/Esp CB D.A Press)

A aplicação de doses remanescentes da vacina contra a covid-19 foi atualizada recentemente. Na quarta-feira (18/8), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) incluiu adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades como aptos para receber as vacinas que sobrarem, por meio da "xepa". 

Um memorando emitido pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde prevê que a aplicação das vacinas nos adolescentes deve seguir os critérios de uma circular da SES-DF. O documento prevê que o atendimento só ocorra caso sobrem doses, ao fim do expediente, nos pontos de vacinação. Além disso, a distribuição deverá priorizar jovens com comorbidades que tenham laudo médico para comprovar a condição.

Caso não haja adolescentes com comorbidades no local, o atendimento seguirá, então, a ordem decrescente de idade, dos 17 para os 12 anos. Cada frasco das vacinas disponíveis para pessoas dessa faixa etária contém o suficiente para seis aplicações. Por isso, é possível que sobrem, no máximo, cinco doses por posto, uma vez que os profissionais da saúde só poderão disponibilizar para a xepa imunizantes cujos vidros já estivessem abertos. 

A medida visa evitar desperdício e perda de doses, segundo o Executivo local.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação