Chapada dos Veadeiros

Cerca de 100 turistas ficam cercados por incêndio no Vale da Lua

Incêndio no Vale da Lua, região turística na Chapada dos Veadeiros, está com incêndio desde as 11h deste domingo (12/9). Um dos 100 turistas teve queimaduras leves nos pés

Pedro Marra
postado em 12/09/2021 18:48 / atualizado em 12/09/2021 18:48
 (crédito: CBM/GO)
(crédito: CBM/GO)

Cerca de 100 turistas ficaram cercados pelo incêndio que consome a região do Vale da Lua, localizada na Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás (GO). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), uma das pessoas sofreu queimaduras leves nos pés.

A corporação foi acionada para combater o incêndio florestal junto de equipes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e brigadistas voluntários atuam no combate às chamas e resgate dos turistas.

Ao menos 50 pessoas, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e servidores do ICMbio, tentam controlar as chamas. O local, amplamente frequentado por turistas, teve que ser evacuado.

Um guia turístico que pediu para ter o nome preservado, contou que não houve vítimas. "Até onde eu sei, (o incêndio) só está queimando a mata mesmo. A área de recepção está inteira, aparentemente", disse o rapaz.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Goiás informou que as chamas consomem a vegetação da APA Pouso Alto, zona de amortecimento e externa ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um santuário da vida silvestre. “Continuamos com intensa atuação no combate aos focos localizados mais ao sul e ao norte da APA Pouso Alto que, após o combate inicial, já foram reduzidos", detalhou.

 

De acordo com a corporação, por volta das 14h foram localizados outros dois novos focos a noroeste da APA. "Todas as equipes empenhadas continuam trabalhando na extinção dos focos e no rescaldo com apoio dos brigadistas do ICMBio” detalhou. Os bombeiros reforçaram na nota, que não há incêndios florestais no interior do Parque Nacional. 

"Todos os turistas foram resgatados e retirados do local com segurança, após a evacuação pode-se iniciar o combate utilizando as aeronaves do ICBMbio", conclui a corporação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação