TEMPO

Terça-feira no DF será de céu com poucas nuvens e chuvas em áreas isoladas

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de umidade relativa do ar entre 30% e 75%, com temperatura mínima de 18°C, e máxima de 32°C

Ana Isabel Mansur
postado em 28/09/2021 06:00
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Com temperatura máxima prevista de 32°C, e mínima de 18°C, a terça-feira (28/9) será de céu com poucas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no Distrito Federal. A umidade relativa do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve variar entre 30% e 75%. Na parte da tarde, há previsão de rajadas de vento moderadas.

Para esta semana, também há chance de chover em áreas isoladas, principalmente à noite. Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), verificou a formação de “sistemas chuvosos” em regiões próximas, o que pode resultar em precipitações nos próximos dias.

“O céu terá poucas nuvens, e pode ser que não chova, mas há possibilidade, por causa do aumento da umidade do ar”, explica. Nesta terça-feira (28/9), esse índice deve ficar entre 80%, pela manhã, e 30%, à tarde. As temperaturas mínimas devem permanecer entre 18°C e 20ºC, e as máximas, de 31°C a 33°C.

Nessa segunda-feira (27/9), o Inmet emitiu um aviso de possível tempestade, com “perigo potencial” — o primeiro nível de severidade na classificação adotada pelo instituto. A previsão é de chuvas com volume de 20 a 30 milímetros por hora ou de até 50mm no dia. Também há chance de registros de queda de granizo e ventos intensos, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta vale até as 10h desta terça-feira (28/9).

Para a semana que vem, as chances de precipitações são maiores. “Haverá uma nova frente fria, que se forma na região Sul e tem se deslocado para o Centro-Oeste. Na segunda e na terça-feira, deve começar a chover mais”, prevê Cléber Souza. Na segunda-feira (27/9), a temperatura máxima chegou a 32,5°C, na estação meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina. A unidade registrou, ainda, a menor umidade relativa do ar no dia: 20%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação