Construção

Obras do viaduto de Sobradinho estão próximas de se tornar realidade

No valor de R$ 34 milhões, a obra fará parte do Complexo Viário Joaquim Roriz, na Saída Norte. Início está previsto para o semestre de 2022, com previsão de término em até 12 meses

Correio Braziliense
postado em 21/10/2021 16:44 / atualizado em 21/10/2021 16:45
 (crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
(crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)

Buscando aliviar o trânsito para cerca de 50 mil motoristas que passam diretamente pela Saída Norte, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) irá publicar um edital nos próximos dias, visando o lançamento oficial da licitação de construção de um viaduto de acesso à cidade pela BR-020, adjacente à Quadra 2. A construção está prevista para começar nos primeiros meses de 2022, com a expectativa de conclusão em até 12 meses.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), declarou que tem investido na mobilidade urbana para poder dar mais qualidade de vida à população, alegando que a Saída Norte é um problema há muitos anos, e que ele irá resolver isso. O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, lembra que este novo elevado, assim que for concluído, irá completar as obras viárias que foram entregues da Saída Norte, conhecidas como Complexo Viário Joaquim Roriz.

O gestor afirmou também que os engarrafamentos constantes neste ponto em que será construído o novo viaduto não serão ignorados e que a obra irá resolver essa questão. Hoje, o Complexo Viário é composto por 23 viadutos e quatro pontes.

O valor orçamentário da obra, estimado em R$ 34 milhões, já inclui a estrutura viária completa, incluindo serviços como de terraplenagem e encabeçamento, o que abrirá frentes de trabalho para centenas de pessoas. Todos os recursos e projetos estruturais já foram autorizados e chancelados pelo agente financiador da construção, a Caixa Econômica Federal.

 

A construção desse viaduto de Sobradinho se soma aos outros quatro que já estão em processo de construção no Recanto das Emas, Riacho Fundo, Jardim Botânico e Paranoá/Itapoã. A atual gestão do GDF também inclui investimentos na mobilidade para outros meios de transporte nas obras, como as bicicletas.

O viaduto que será construído irá contar com uma ciclovia de cerca de 25 km de extensão, ligando Sobradinho e Planaltina, integrando os mais de 160 km de malha cicloviária existentes no Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação