DEPOIMENTO

Amariah nunca vai se apagar da memória, diz pai de bebê que morreu em creche

Pai de primeira viagem, Valdemir Noleto sepultou a filha, Amariah Noleto, 6 meses, na tarde deste sábado (23/10). Bebê morreu após ser deixada em uma creche, em Planaltina (DF)

Samara Schwingel
postado em 23/10/2021 17:29 / atualizado em 23/10/2021 17:54
Amariah Noleto foi enterrada no Cemitério de Planaltina -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Amariah Noleto foi enterrada no Cemitério de Planaltina - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

"Não tem como explicar a dor. Nossa experiência como pais foi curta, mas só de momentos felizes", afirma Valdemir Noleto, 23 anos. Pai de Amariah Noleto, 6 meses, ele descobriu que a criança havia morrido após deixá-la em uma creche, na quarta-feira (20/10), em Planaltina (DF). Na tarde deste sábado (23/10), o jovem sepultou a filha, no Cemitério de Planaltina.

"Ela (Amariah) nunca vai se apagar da memória", completou o pai. Desde a data do ocorrido, essa foi a primeira vez que Valdemir se pronunciou sobre o caso. A mãe de Amariah estava muito abalada para falar e não quis dar entrevistas. Por enquanto, a família aguarda o andamento das investigações, conduzidas pela 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina).

Valdemir disse que o dia em a filha morreu foi em uma das raras ocasiões que ele conseguia busca-lá na creche. "Eu estava de folga e, por isso, fui lá. Quando cheguei, as monitoras pediram para eu esperar. Passaram uns 20 minutos e nada de me entregarem minha filha. (Depois,) disseram que queriam ter uma reunião comigo e minha esposa", contou.

O pai acrescentou que só soube da morte de Amariah ao chegar ao Hospital Regional de Planaltina (HRPl), para onde foi levada a criança. "Não podemos julgar. Mas só Deus para confortar nosso coração", lamentou o jovem. A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que a creche funcionava de maneira irregular.

  • Amariah Noleto, morta em creche de Planaltina (DF), tinha seis meses de idade
    Amariah foi encontrada trancada em um cômodo da creche, segundo depoimentos. Ela estava de bruços, pálida, com muco nas narinas e enrolada em um saco de dormir Arquivo pessoal

Tragédia

Amariah morreu enquanto estava em uma creche, na Vila Buritis, em Planaltina (DF). O pai da menina só recebeu a notícia de que ela estava morta quando foi busca-la, por volta das 17h da última quarta-feira (20/10). As monitoras teriam dito a ele que a criança morreu por engasgo.

No entanto, médicos do HRPl — onde foi constatada a morte — descartaram essa opção. Amariah teria chegado sem vida ao hospital. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), que deve ajudar a polícia a elucidar a causa do óbito, tem previsão de sair na semana que vem.

Se comprovada a responsabilidade, uma das donas da creche suspeita de cometer o crime pode responder por homicídio com dolo eventual — quando assume-se o risco de provocar a morte de alguém. Marina Pereira da Costa, 22 anos, foi detida em flagrante, mas teve a prisão convertida em preventiva após audiência de custódia, na sexta-feira (22/10).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação