O homem que morreu afogado no Lago Paranoá, na manhã deste domingo (24/10), identificado como Gilmar Dietrich, 66 anos, estava em uma competição de canoagem quando o caiaque virou e ele foi para o fundo da água. A vítima representava Curitiba (PR) durante o torneio.
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), que autorizou o evento, deve emitir um comunicado sobre o assunto, mas confirmou que a vítima competia por Curitiba (PR). A assessoria de imprensa não vai dar mais detalhes sobre o competidor, mas informou que "tudo indica que foi um mal súbito". A família de Gilmar foi informada da morte dele.
A Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan) publicou uma nota lamentando a morte de Gilmar, que disputava a prova do caiaque no XXIX Campeonato Brasileiro de maratona.
"Gilmar, atleta experiente do Curitiba Regatas Curitiba, veio a falecer a cerca de 50 metros do píer do Clube Cota Mil. Ele recebeu todo o atendimento médico e de resgate disponível no evento. A família está recebendo todo o apoio necessário e ajuda para os trâmites legais. Em virtude do ocorrido as provas previstas para este domingo foram canceladas", informou o comunicado.
A Polícia Civil foi acionada para as investigações.
O caso
Um homem que remava no Lago Paranoá morreu afogado, na manhã deste domingo (24/10), perto do Cota Mil Iate Clube, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), populares afirmaram que a vítima estava perto do cais quando virou o pequeno barco ao contrário.
Após 40 minutos de esforços das equipes, o médico do resgate aéreo decretou a morte no local. Em um primeiro momento, as pessoas não viram o homem voltar para a superfície da água. Em seguida, os mergulhadores do CBMDF utilizaram a técnica de arrastro, com uso de corda, para fazer varredura no fundo do lago.
De acordo com o tenente Renato Augusto, oficial de informação pública da corporação, cerca de 10 minutos após a chegada do Corpo de Bombeiros, uma dupla (de populares) localizou um senhor de mais ou menos 50 anos. "Imediatamente, (a vítima) foi transportada para o cais do Cota Mil, e iniciaram o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar. Ele foi localizado a uma profundidade de 14 metros", esclarece.
Saiba Mais
- Brasil Corpo de empresário desaparecido em Angra dos Reis é encontrado
- Cidades DF Jovem morre afogado enquanto nadava com amigos no rio, em São Sebastião
- Cidades DF Adolescente de 16 anos morre afogado no Lago Paranoá
- Cidades DF Vídeo: homem que andava de caiaque perto de clube morre afogado no Lago Paranoá
Com informações do Corpo de Bombeiros do DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.