FISCALIZAÇÃO

Dez comércios foram multados e seis, interditados pela DF Legal no fim de semana

Desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 2,6 mil estabelecimentos comerciais foram multados na capital, e 3,3 mil, interditados pelo prazo de 60 dias

Correio Braziliense
postado em 26/10/2021 19:23 / atualizado em 26/10/2021 19:26
Ações da secretaria ocorrem em parceria com a Polícia Militar do DF -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Ações da secretaria ocorrem em parceria com a Polícia Militar do DF - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Uma força-tarefa da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) terminou com 10 estabelecimentos multados e seis interditados, no último fim de semana. O motivo foi o descumprimento dos protocolos básicos contra a covid-19, como manutenção do distanciamento, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, respeito aos horários de funcionamento e garantia do uso de máscara.

Entre sexta-feira (22/10) e domingo (24/10), a DF Legal autuou os comércios com multas entre R$ 4 mil e R$ 20 mil. Os 10 do fim de semana se somam aos 2.655 penalizados com esse tipo de pagamento desde o início da pandemia.

Em relação aos interditados, desde o início da força-tarefa de fiscalização da pasta, há 582 dias, a secretaria fechou 3.327 locais. Por decreto, o tempo de suspensão das atividades pelo desrespeito às medidas sanitárias em vigor no DF é de dois meses.

A DF Legal informou, ainda, que multou cerca de mil pessoas, em ambientes públicos e privados, pelo não uso da máscara. No último fim de semana, a pasta aplicou mais três multas desse tipo. A fiscalização no período ocorreu em 310 estabelecimentos — que somam 2,3 milhões visitados pelos agentes desde março de 2020. 

Quiosques e ambulantes também fazem estão entre os alvos das ações. No fim de semana, houve abordagem aos donos de 22 deles, de um total de 18,7 mil desde o início da pandemia. 

Denúncias

Se presenciar alguma irregularidade em estabelecimentos ou por parte de pessoas, como aglomerações e desrespeito ao uso de máscaras em locais públicos, é possível denunciar o problema à Polícia Militar, pelo número 190; pelo telefone 162, do Governo do Distrito Federal; ou pelo site da Ouvidoria-Geral do DF, que atende 24 horas e garante o sigilo das informações prestadas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação