DECISÃO

Diretora de penitenciária feminina deve ser exonerada por fraude, diz Seape

A pedido do Ministério Público, a diretora da penitenciária feminina do Distrito Federal deve ser exonerada do cargo nos próximos dias. Ela teria fraudado o serviço voluntário da instituição

Pablo Giovanni*
postado em 26/10/2021 15:46 / atualizado em 26/10/2021 18:29
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

A diretora da penitenciária feminina do Distrito Federal, Marília dos Santos de Oliveira, à frente da instituição desde fevereiro de 2021, foi afastada do cargo a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que apura fraude no serviço voluntário.

O Ministério Público vai apurar se houve fraude no serviço voluntariado dentro do presídio. Uma das suspeitas, segundo o MP, é que Marília Oliveira e outros servidores da penitenciária assinavam horas extras no presídio sem, de fato, trabalharem no horário combinado.

Cada hora extra trabalhada dentro do presídio é R$ 50 e, no caso de Marília, ela havia alegado que trabalhou 15 horas extras, ou seja, recebeu R$ 750 a mais no contracheque sem ter desempenhado suas funções no serviço voluntário. Para o andamento das investigações, ela foi afastada do cargo.

Mudanças

A primeira movimentação para o afastamento de Marília Oliveira foi a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (22/10). Na publicação, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) determinou que diretores e diretores-adjuntos dos presídios e estabelecimentos penais não poderiam mais se inscrever no serviço voluntário. Questionada, a secretaria afirmou que seguiu recomendação do MPDFT para a mudança.

Em outro contato com o Correio, a secretaria afirmou que está colaborando com o Ministério Público para a apuração de fraudes no serviço voluntário de todas as unidades penitenciárias. A pasta ainda afirma que já abriu processo de exoneração da servidora, conforme também solicitado pelo MPDFT.

O MPDFT informou que o caso corre em segredo de justiça e, portanto, não pode comentar sobre o assunto. O Correio tentou entrar em contato com a defesa da ex-diretora da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), mas até o momento a defesa não respondeu à nossa reportagem.

Até a publicação desta reportagem, ainda não houve nova nomeação para a penitenciária feminina do Distrito Federal.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação