INFORME EPIDEMIOLÓGICO

Metade dos adolescentes de 13 a 17 anos do DF já experimentou narguilé

Levantamento do Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, estima que 50,6% dos adolescentes nessa faixa etária fizeram uso de narguilé

Correio Braziliense
postado em 28/10/2021 20:51 / atualizado em 28/10/2021 20:54
Informe epidemiológico destaca, ainda, que cerca de 12% dos brasilienses adultos são fumantes -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Informe epidemiológico destaca, ainda, que cerca de 12% dos brasilienses adultos são fumantes - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Considerado tão prejudicial à saúde quanto cigarros convencionais e proibido para crianças e adolescentes, o narguilé foi experimentado, ao menos uma vez, por 50,6% dos jovens de 13 a 17 anos do Distrito Federal. É o que indica a mais recente edição do Informe Epidemiológico do Programa de Controle do Tabagismo — 2021, da Secretaria de Saúde (SES-DF). Além disso, o documento mostra que, aproximadamente, 12% dos brasilienses adultos são fumantes.

O levantamento da pasta também alerta para o crescimento da procura por dispositivos eletrônicos, como cigarros eletrônicos, e ressalta que esses itens têm sido aparelhos têm sido usados, na maioria dos casos, por jovens, inclusive os que nunca fumaram cigarros industrializados. Para a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-DF, a preocupação aumenta devido ao modismo e à inclusão de essências com sabores e aromas aos produtos.

Atualmente, 56 unidades da secretaria trabalham com tratamento do tabagismo. A abordagem funciona de forma múltipla, com assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, médicos, entre outros profissionais. A porta de entrada para buscar o atendimento são as unidades básicas de saúde (UBSs).

Os pacientes podem buscar o serviço por conta própria ou por encaminhamento. O tratamento inclui a participação em grupos terapêuticos, atendimentos individuais e ou consumo de medicações indicadas, além do uso de adesivos para a reposição da nicotina durante o período de interrupção do consumo.

O índice de sucesso do atendimento gira em torno de 34%, segundo o informe epidemiológico. A taxa representa a proporção de pacientes sem fumar na quarta sessão do tratamento. A porcentagem se manteve em patamar semelhante mesmo com a redução de atendimentos na pandemia.

A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus fez cair o número de pacientes que buscam ajuda para parar de fumar, segundo a SES-DF. De 2.598 atendimentos em 2019, a quantidade baixou para 757, em 2020. A expectativa da pasta é que o último trimestre deste ano e o início do próximo tragam retomada da demanda, além de que ocorram atividades de prevenção, inclusive para adolescentes.

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação