Barragem

Por causa da chuva, CEB abre comportas do Lago Paranoá

Os portões da barragem devem ficar abertos até quinta-feira (25/11)

Renata Nagashima
postado em 24/11/2021 12:56 / atualizado em 24/11/2021 12:57
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

As comportas da Barragem do Lago Paranoá abriram, na manhã desta quarta-feira (24/11), para a manutenção da cota máxima do espelho d'água, para evitar o transbordamento. Ao ser liberado, o recurso natural volta para o Rio Paranoá, sem desperdício. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a abertura se deu por causa do grande nível de chuva que caiu na última segunda-feira (23/11).

A primeira comporta abriu às 12h02, a segunda às 12h05. Cerca de 10cm das comportas ficaram abertos até amanhã à tarde. O diretor geral da CEB, Eduardo Roriz, explicou que serão necessárias, pelo menos, 18h para liberar os 6cm de água da última chuva. "Em quatro horas foram 6cm de água e não podemos liberar isso de uma vez por causa da segurança de quem mora na beira do rio. Vamos liberando aos poucos e, se não chover mais, vamos fechar amanhã a tarde”, disse Roriz, ao Correio.

Segurança

De acordo com a CEB, o procedimento é previsto no Plano de Segurança da Barragem. A ação exige um trabalho integrado entre a companhia de energia, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Para a segurança da população ribeirinha, a sirene e o alerta foram acionados durante a manhã, para que os moradores saíssem do caminho da água. Além do alerta, também foram enviados avisos por SMS, para evitar acidentes.

A Defesa Civil e os demais órgãos pedem aos cidadãos que evitem ficar na margem do rio durante o procedimento e, após, devem procurar um lugar mais alto e longe do curso d'água.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação