ESTIMATIVA

Aeroporto de Brasília espera fluxo de 1,3 milhão de pessoas neste fim de ano

Para atender demanda de passageiros entre o Natal e o ano-novo, a Inframerica, concessionária do aeroporto, incluiu 42 voos extras na programação. Terminal aéreo deve receber 44 mil pessoas por dia

Correio Braziliense
postado em 07/12/2021 23:31 / atualizado em 07/12/2021 23:35
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

O fim de ano promete movimentar o Aeroporto Internacional de Brasília. O fluxo esperado para diferentes período deste mês é de 1,3 milhão de passageiros entre o Natal e o ano-novo, com previsão de 9.637 pousos e decolagens. Para atender a demanda, a Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal aéreo, incluiu 42 voos extras na programação.

A expectativa é de que, neste mês, a aeroporto atinja 85% do movimento pré-pandemia. Em comparação com o mesmo período de 2020, a circulação de pessoas deverá ser 29% maior. De 13 a 17 de dezembro — uma semana antes do Natal — e os dias 27 a 30, que antecedem as comemorações de ano-novo, serão os intervalos com maior fluxo.

Para essas datas, devem passar cerca de 44 mil pessoas por dia pelo aeroporto. Os horários com maior concentração de voos e de maior trânsito de passageiros serão aqueles das 7h às 10h e das 18h às 21h. Devido ao movimento intenso, a Inframerica orienta aos passageiros chegar com duas horas de antecedência, pede respeito ao uso adequado da máscara e que o público não se aglomere nos portões de embarque.

Nesta alta temporada de verão, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Confins (MG), Recife e Salvador são os destinos mais procurados. O aeroporto está com conexão direta para 43 cidades brasileiras e conta com destinos são novos: Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA) e Jericoacoara (CE).

O movimento internacional também deve aumentar. A expectativa é que ocorram 19 mil embarques e desembarques no mês de dezembro. Além disso, Brasília retomou alguns voos para o exterior, e os passageiros podem ir direto para Lisboa, para o Panamá e para Cancún, no México.

Pandemia

A Inframerica demarcou com adesivos o distanciamento necessário nas filas, nos portões e nas pontes de embarque, bem como no raio-x. A empresa espera que os passageiros colaborem com as instruções de saúde e reforça que a pandemia não acabou. O público que embarcar e desembarcar tem a temperatura aferida por câmeras termográficas e, caso alguém apresente febre, a equipe de vigilância do terminal  aéreo acionará o posto médico.

A limpeza de todo o terminal será reforçada no período, inclusive nos banheiros, que terão placas na entrada com informações sobre a hora em que o espaço passou por higienização. A administradora do terminal reforça que o uso de máscara é obrigatório para todos os passageiros e durante todo o tempo.

Com informações da Inframerica

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação