INAUGURAÇÃO

Espaço gastronômico em área do Complexo Esportivo de Brasília deve inaugurar em abril

Mercado Mané ficará em funcionamento até a instalação do futuro Complexo Esportivo de Brasília, cujas obras aguardam liberação de alvará para ter início. Espaço deve receber cerca de 25 mil pessoas por mês

Rafaela Martins
postado em 09/12/2021 21:30 / atualizado em 09/12/2021 21:35
Projeto de como ficará a obra final do complexo, sob comando da concessionária Arena BSB -  (crédito: Arena BSB/Divulgação)
Projeto de como ficará a obra final do complexo, sob comando da concessionária Arena BSB - (crédito: Arena BSB/Divulgação)

O projeto que prevê a construção do complexo gastronômico Mercado Mané foi aprovado nesta quinta-feira (9/12), em reunião do Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (Conplan). O espaço ficará no Setor de Recreação Pública Norte, entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson. A previsão de abertura é para abril de 2022.

A proposta envolve diversificar os tipos de gastronomia, com quiosques simples até restaurantes sofisticados, que oferecem serviço completo, com recepcionista, maître e garçom. A expectativa é atender um público de, aproximadamente, 25 mil pessoas por mês e 300 mil por ano.

O local deve funcionar de forma temporária até a instalação do futuro Complexo Esportivo de Brasília, prevista para 2026. O objetivo do Arena BSB é aproveitar a estrutura do galpão usado nos Jogos Pan-Americanos para revitalização da área e para permitir colocar em prática um projeto piloto de espaço sustentável para cultura e lazer por quatros anos.

A iniciativa tem como referência estabelecimentos que existem em países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e França para explorar a gastronomia da cidade e fomentar o turismo. O espaço terá nova iluminação e segurança privada, a fim de aumentar o fluxo de pessoas em uma área pouco explorada de Brasília.

Após a aprovação por parte do Conplan, a análise da proposta ficará a cargo da Central de Aprovação de Projetos (CAP) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh). Assim que o alvará de construção for liberado, a empresa concessionária Arena BSB poderá iniciar as obras.

Investimento

O investimento privado do consórcio Arena BSB será de R$ 700 milhões. Na previsão do projeto, consta a construção de um boulevard com espaços de convivência, como praças, quadras esportivas, ciclovias, lojas, cinemas, bem como de uma área com paisagismo que valorize espécies do cerrado brasiliense.

A área para construção tem cerca de 180 mil metros quadrados e contará com mais de 6 mil vagas de garagem, cerca de 150 pontos para parada de bicicletas e 30 locais de estacionamento para carros elétricos, além de lojas, bares, restaurantes e escritórios.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação