Celebração

Recém-nascidos do HUB encantam brasilienses com ensaio fotográfico natalino

Recém-nascidos do HUB protagonizam ensaio fotográfico com tema natalino e reforçam a esperança de tempos melhores neste fim de ano

Ana Isabel Mansur
Pedro Marra
postado em 21/12/2021 06:00
Gisely nasceu em 4 de dezembro e é uma das estrelas do Natal do HUB -  (crédito: Fotos: HUB/Divulgação)
Gisely nasceu em 4 de dezembro e é uma das estrelas do Natal do HUB - (crédito: Fotos: HUB/Divulgação)

Se a estrebaria onde o Menino Jesus veio ao mundo fosse em uma maternidade, com certeza seria na do Hospital Universitário de Brasília (HUB). No lugar dos reis magos, quem recebe os bebês são enfermeiros e técnicos em enfermagem; fazendo o papel de manjedoura, um veludo azul embala os pequenos; em vez de ouro, incenso e mirra, os recém-nascidos ganham gorrinhos, mantas e um ensaio fotográfico. Desde 2019, quem nasce no HUB em dezembro é acolhido com a decoração e os ânimos natalinos.

Como se previsse a dura pandemia que abateria o mundo poucos meses depois, a técnica em enfermagem Márdilla Jeane de Oliveira, 43 anos, é a dona da iniciativa. A colaboradora dá novo significado ao termo "nascimento" e enfeita o ambiente com detalhes que mantêm viva a chama da esperança em tempos cinzentos. A técnica em enfermagem customiza os cartões de identificação das crianças. Todo o material da ação é feito pela mãe de Márdilla, a costureira Rosimeri de Oliveira, que compartilha o talento artesanal com as crianças.

Relembrando que, assim como os enfeites, a construção de um mundo mais fraterno e acolhedor depende do trabalho das mãos de todos nós, Márdilla destaca que teve a ideia enquanto dava banho nos bebês. "Fazia o lacinho e o penteado neles, o que me inspirou a fazer a ação. Pensei em colocar as toquinhas e, se os pais topassem, eu faria o cenário e as fotos, o que deu certo, porque todos gostaram da ideia", orgulha-se a técnica em enfermagem.

A sensibilidade com a recepção dos pequenos não fica restrita ao Natal. "Como eu sempre gostei de trabalhar com bebês, faço de acordo com a época da festa, tanto que já fiz na Páscoa, no período de festas juninas e no Dia das Mães", detalha Márdilla, que nutre paixão especial pelos chamados bebês reborns, bonecos hiper-realistas de recém-nascidos.

Mãe de primeira viagem, a gerente de sorveteria Aline da Silva França, 28 anos, foi com o marido para o HUB após sentir a pressão alta. Durante o parto normal, de cerca de seis horas, ela ficou surpresa com o clima natalino em volta do nascimento da filha, Gisely, em 4 de dezembro. "Em hospital nenhum eu tinha visto, em um momento tão delicado para a gente, uma coisa marcante assim, que vai ficar para a vida toda", emociona-se a moradora do Cruzeiro Velho.

Por ser católica, Aline sentiu uma aproximação com o clima que envolve a época natalina. "Saber que existem pessoas de bom coração que estão presentes na vida de todo mundo e se preocupam com o próximo foi um momento mágico", comenta a mamãe de Gisely, que, de tão bem-recebida, poderia até ser a estrela principal de um presépio de Natal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Aline e a filha Gisely; celebração de uma nova vida
    Aline e a filha Gisely; celebração de uma nova vida Foto: Divulgação HUB
  • Papai e mamãe curtindo o visual natalino da filha
    Papai e mamãe curtindo o visual natalino da filha Foto: Divulgação HUB
  • Carinho de mãe e filha: mais amor neste fim de ano
    Carinho de mãe e filha: mais amor neste fim de ano Foto: HUB/Divulgação
  • Henry posando com toda a fofura que em recém-nascido tem
    Henry posando com toda a fofura que em recém-nascido tem Foto: HUB/Divulgação
  • Rosimeri, mãe de Márdilla, ajuda na confecção das peças
    Rosimeri, mãe de Márdilla, ajuda na confecção das peças Foto: HUB/Divulgação
  • Marcileia esbanja graça e não se mostra nem um pouco tímida
    Marcileia esbanja graça e não se mostra nem um pouco tímida Foto: HUB/Divulgação
  • Márdilla, criadora da iniciativa, com a pequena Gisely
    Márdilla, criadora da iniciativa, com a pequena Gisely Foto: HUB/Divulgação
  • Márdilla participou do ensaio com a bebê Gisely
    Márdilla participou do ensaio com a bebê Gisely Foto: HUB/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação