retranca

Ano começa com liquidações e expectativa é de aumento nas vendas

Segundo o Sindivarejista, mais de 1.200 empresas vão oferecer descontos para atrair clientes, reduções podem chegar até 70%

Arthur de Souza
postado em 04/01/2022 06:26 / atualizado em 04/01/2022 08:31
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

O comércio do Distrito Federal se prepara para a temporada de liquidações do início do ano com a expectativa de atrair clientes e aquecer as vendas. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), mais de 1.200 empresas devem oferecer descontos para atrair clientes. O órgão também afirma que a expectativa é de que ocorra um aumento de até 50% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, este número é esperado por conta da volta dos clientes às ruas do DF, após a vacinação. Edson explicou que, no início de 2021, quando a pandemia ainda estava em alta, as lojas estavam praticamente vazias. "Com a população voltando a sair nas ruas, a esperança do lojista é recuperar aquilo que foi perdido durante o período difícil que enfrentamos no ano passado", ressalta Edson.

Ainda de acordo com o presidente do órgão, as vendas do comércio no fim de 2021 tiveram um aumento de 16%, em comparação com o mesmo período de 2020, quando houve queda de 2% no faturamento das lojas. Edson afirma que estes dados também aumentam o otimismo dos comerciantes em relação às vendas durante as liquidações.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire, afirma que esse tipo de liquidação acontece em janeiro, por ser considerado o mês mais fraco do ano em relação ao número de vendas. Ele também deu dicas para os vendedores faturarem mais. "O que eu posso orientar é para que os lojistas deem os maiores descontos possíveis, para que consigam entrar em 2022 com as coleções renovadas", ressalta.

Expectativa

De acordo coma Fecomércio e o Sindivarejista, os setores que oferecem os maiores descontos são os de calçados, confecções, objetos para o lar e produtos de cama e mesa. A loja Enxovais Paulista, próxima ao Taguacenter, está em um dos nichos que devem ser os mais procurados e já derrubou os preços. Segundo a gerente Francisca Machado, 31 anos, a expectativa de vendas para o mês de janeiro é alta. Ela afirma que a loja está com descontos de até 70% em vários artigos.

"Os produtos mais procurados pelos consumidores aqui na loja são conjuntos de cama, cortinas e toalhas. Os maiores descontos são sobre os cobertores, edredons, lençóis, roupões e travesseiros, que estão com 70%. As cortinas estão saindo com até 50% de desconto", enumera a gerente.

Quem também espera ótimas vendas é Alisson Costa, 28 anos, gerente interino da loja Hiper Miami Festas, localizada próximo ao Taguacenter. Ele afirma que a expectativa é fazer um 'queimão' de fantasias, com até 75% de desconto para incrementar o faturamento e renovar o estoque. "Precisamos dar uma aliviada, além de fazer a atualização", admite.

Pesquisa

A artista circense Bárbara Raíssa, 26, pretende aproveitar o momento. Ela afirma disse que é uma pessoa objetiva nas compras. "Eu costumo sair e comprar aquilo que eu quero, não sou de gastar muito e procuro onde está vendendo mais barato", destaca.

A artista relata costuma comprar pela internet, pois, na maioria das vezes, a compra acaba saindo mais barata. Quando vai às ruas a estratégia de pagamento é o crédito. "Eu uso o cartão, por que quando vira o ano já não tem dinheiro guardado. Então uso para poder pagar somente no mês seguinte", disse.

Agora, em 2022, Bárbara tem um alvo para as liquidações das lojas, já que produz artesanatos. "Hoje, estou procurando artigos para o meu trabalho, por isso vou pesquisar em cada loja do ramo para saber qual está vendendo produtos como cola, pedrarias e linhas no menor valor", conta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Confira dicas para economizar nas liquidações

*Quadro
Confira dicas para economizar nas liquidações

Pesquisar em várias lojas
Ficar atento se o valor realmente está mais baixo em relação ao que era oferecido antes
Se for possível, usar a internet para fazer as pesquisas

Fonte: Fercomércio e Sindivarejista*

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação