METEOROLOGIA

Alerta laranja do Inmet indica perigo de chuvas intensas no DF

Aviso, publicado na manhã desta terça-feira (11/1), tem duração de 24 horas. Área atingida engloba partes de 10 estados, além do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 11/01/2022 17:18 / atualizado em 11/01/2022 17:22
Inmet orienta que moradores, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas -  (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
Inmet orienta que moradores, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas - (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

O Distrito Federal não está imune à onda de fortes temporais, com riscos de alagamentos e deslizamentos, que afeta todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (11/1), um alerta laranja de chuvas intensas, com potencial grau de perigo, em região que abrange a capital Federal. 

O aviso foi emitido às 10h e tem duração de 24 horas. Segundo o Inmet, pode chover entre 30 mm/h e 60 mm/h, com possibilidade de precipitações diárias de 50 mm a 100 mm. Os ventos podem ser intensos, variando entre 60 km/h e 100 km/h, e há riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As áreas atingidas pelo alerta do Inmet compreendem, além de todo o território do Distrito Federal, partes do Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O Inmet orienta que moradores, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. O instituto também aconselha que cidadãos não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, as instruções incluem o desligamento, se possível, de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia. Segundo o Inmet, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação