Pandemia

Veja onde fazer o teste gratuito de covid-19 a partir desta terça-feira

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fecomércio, vai distribuir exames de covid-19 para 23 farmácias. A população poderá ter acesso sem custos

Samara Schwingel
Samanta Sallum
Júlia Eleutério
postado em 18/01/2022 06:00
Na UBS 1, da Asa Sul, espera pelo teste chegou a três horas, na segunda-feira (17/1) -  (crédito:  Julia Eleutério/CB/D.A Press)
Na UBS 1, da Asa Sul, espera pelo teste chegou a três horas, na segunda-feira (17/1) - (crédito: Julia Eleutério/CB/D.A Press)

A partir desta terça-feira (18/1), quem precisar de testes contra a covid-19 no Distrito Federal poderá procurar drogarias e farmácias para fazer o exame gratuitamente. Serão 23 pontos credenciados, e cada um deles receberá, inicialmente, 500 kits do teste rápido de antígeno e, quando necessário, solicitará reabastecimento para o Governo local. A medida é fruto de uma parceria da Secretaria de Saúde com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Ontem, os moradores de Brasília enfrentavam dificuldades para se testarem. Em alguns locais, a espera era de cerca de três horas.

As redes que participam são as drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF), entidade ligada à Fecomércio, a testagem vai ocorrer por meio de agendamento, a fim de evitar aglomerações. “O resultado, que fica pronto em até 25 minutos, será enviado por e-mail ou WhatasApp”, explica o presidente do Sincofarma, Francisco Messias. O horário de funcionamento será das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os estabelecimentos deverão notificar o Governo do Distrito Federal (GDF) sobre os resultados.

O agendamento deverá ser feito diretamente em cada farmácia, pessoalmente ou por telefone. As drogarias que participam da ação têm liberação para aplicar os testes de covid-19 por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme o cenário. O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que a parceria é uma forma de os empresários auxiliarem no combate à pandemia. “O setor produtivo vem fazendo um diálogo muito forte com o GDF para que possamos ajudar em todas as medidas de combate possível. Temos que nos unir e procurar fazer com que a economia não pare novamente”, frisa.

As farmácias particulares que farão os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde seguem os mesmos critérios de público-alvo dos outros pontos de testagem do órgão: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar.

Sob o sol forte e um dia quente no DF, vários brasilienses procuraram a UBS 1 da Asa Sul para realizar o teste de covid-19. Com uma espera na fila de mais de três horas, uma mulher, de 56 anos, que não quis se identificar, aguardava para saber se estava ou não com a doença, após ter contato com uma pessoa infectada. A moradora da Asa Sul contou que desmarcou todos os compromissos do dia por conta da suspeita. “A diarista que trabalha na minha casa testou positivo, e eu já corri para cá, pois na rede privada demora mais para sair o resultado”, comentou a mulher.

Segundo o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Distrito Federal (Sindlab - DF), Alexandre Bitencourt, os laboratórios da capital federal sofrem com a falta de testes rápidos para a identificação da covid-19. “A demanda é mundial e, aqui no DF, mais que dobrou de dezembro para janeiro. E a previsão de chegada de mais testes do tipo é para 10 de fevereiro”, diz. Os testes do tipo RT-PCR estão com estoques normalizados. “Porém, são mais caros”, ressalta Bitencourt.

Pontos de testagem

Veja o endereço de testagem gratuita de cada rede no DF

 

Farmácias Descontão

>> Avenida das Castanheiras, Lote 820, Loja 06/07, Águas Claras

>>QSC 19, Chácara 26, Conjunto H, Lote 07A, Taguatinga

>> QNN 17, Conjunto H, lojas 02/03/04, Ceilândia

 

Drogaria São Rafael

>> Quadra 36, Lote 10, Gama

 

Drogaria Brasil

>> CL 214, Lote B, Loja 02, Santa Maria

 

Drogaria Colorado

>> Rua da Praça, Lote 17, Loja A, Vila Planalto

 

Drogaria Drogacenter

>> QNE 16, Lote 01, Loja 01, Taguatinga Norte

>>Rua 4 A, Chácara 01, Lote 13, Loja 01, Vicente Pires

>>Rua Copaíba, lotes 10 a 12, Águas Claras

>>QNM 18, Conjunto G, Lote 01, Ceilândia

>>Rua 5, Chácara 102, Lote 32, Vicente Pires

>>QNO 17, Conjunto I, Lote 03, Loja 06, Ceilândia Norte

>>QD 203, lotes 28/29, Recanto das Emas

>>QS.412, Conjunto A, Lote 02, Samambaia Norte

>>QC 08, Lote 04, Loja 01, Taguatinga Centro

>>CLSW 104, Bloco A, Loja 58, Sudoeste

>>ST SHD. Bloco N, lojas 09 a 12, Planaltina

>> Avenida Central, Lote 470, Loja 01, Núcleo Bandeirante

>>Quadra 12, Comércio Local 1A, Sobradinho

>>QN 07, Conjunto 06,lotes 20 e 22, Riacho Fundo

>>Quadra 23, Conjunto 17, Lote 01, Paranoá

>>SIA Trecho 10, S/N, Lote 10, lojas 56, 58 e 60, Zona Industrial Guará

>> QNO 06, Conjunto B, Lote 58, Loja 03, Ceilândia

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação