Pandemia

Covid-19: testes em farmácias são adiados em algumas unidades do DF

Apesar de alguns locais adiarem atendimento, farmácias de Santa Maria e Gama começaram o atendimento normalmente conforme o horário estipulado

Edis Henrique Peres
postado em 18/01/2022 13:34 / atualizado em 18/01/2022 15:36
 (crédito: Leopoldo Silva)
(crédito: Leopoldo Silva)

Muitos moradores do Distrito Federal deram viagens perdidas ao tentar conseguir um teste da covid-19 pelas redes de farmácias da capital vfederal. As drogarias iriam, a partir desta terça-feira (18/1), oferecer exames gratuitos para detectar o novo coronavírus. Os testes começariam a ser feitos às 10h, mas foram adiados em diversas unidades e em outras nem há previsão para começar.

O Correio foi às ruas conferir como estava o movimento em diversos pontos da lista divulgada pela Secretaria de Saúde. A Drogaria Colorado, na Vila Planalto, não realizará os testes.

Na rua, procurando por uma unidade para fazer os testes nos filhos, um pai, que pediu para não ser identificado, contou que já tinha estado em uma outra farmácia. "A Droga Center, na 104 do Sudoeste, pediu para ligar a partir de 12h para agendar o teste para amanhã (quarta-feira)".

Segundo o gerente de uma das redes de farmácia que havia se credenciado, e preferiu não ser identificado, a unidade não vai realizar os testes. "Nos cadastramos pensando que a vigilância sanitária viria aqui na farmácia verificar o que era necessário para atender aos clientes. No entanto, somente ontem (segunda-feira), no treinamento que tivemos, que eles disseram que era necessário uma entrada separada para as pessoas que iam fazer o teste da covid. Também era preciso um exaustor, e eu não consigo fazer essas alterações na loja", destaca.

Segundo o comerciante, as normas da vigilância foram passadas somente nesta segunda-feira.

 

Adiamento


Embora atenda a todos os requisitos, para se organizar melhor, a farmácia Messias, do Setor O, em Ceilândia, preferiu destinar esta terça-feira (18/1) ao agendamento de exames. Amanhã, das 8h às 17h, serão realizados os testes dos pacientes agendados. Os infectados irão acessar a loja por uma entrada externa e ventilada, para evitar o risco de contaminar o ambiente interno da drogaria. Até às 12h, mais de 100 pessoas já tinham agendado testes.

 

O outro lado

 

A parceria feita pela Secretaria de Saúde com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) vai disponibilizar 500 kits do teste rápido de antígeno e, quando necessário, solicitará reabestecimento para o GDF. Foram 23 locais credenciados, mas alguns cancelaram a participação no projeto. Apesar disso, em nota enviada à reportagem, a SES disse "que, conforme anunciado, a testagem de covid-19 nas farmácias vai começar a partir de 10h desta terça-feira (18). Em alguns pontos, como a Drogaria São Rafael, Drogaria Brasil e Drogaria Messias iniciam a partir deste horário. Algumas unidades da rede DrogaCenter começam ainda nesta manhã".

"Os profissionais que farão os testes já foram treinados e a retirada dos kits é feita pelos farmacêuticos no Almoxarifado Central, no SIA. O início do procedimento é de responsabilidade de cada unidade", disse a pasta.

O Correio tenta conseguir uma lista atualizada das farmácias credenciadas na realização dos testes da covid-19, mas ainda não obteve retorno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação