Pandemia

Agendamento para teste de covid da semana inteira se esgotou em uma manhã no Gama

Proprietário da Drogaria São Rafael contou ao Correio que testes gratuitos aumentaram em dez vezes a demanda na loja

Jéssica Gotlib
postado em 18/01/2022 17:37 / atualizado em 18/01/2022 18:26
Só três redes cadastradas pela SES-DF começaram a fazer os testes gratuitos nesta terça -  (crédito: Odd ANDERSEN / AFP)
Só três redes cadastradas pela SES-DF começaram a fazer os testes gratuitos nesta terça - (crédito: Odd ANDERSEN / AFP)

Uma das poucas lojas credenciadas pela Secretaria de Saúde que, de fato, começou a testagem para covid-19 nesta terça-feira (18/1), a Drogaria São Rafael, do Gama, teve uma enorme demanda logo nas primeiras horas de agendamento. Segundo o dono das lojas, Daniel Barbosa, a rede já fazia os testes pagos em todas lojas e, por isso, já tinha implementado as adaptações sanitárias necessárias para receber os pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus.

Entretanto, as farmácias viram o movimento explodir depois do consórcio com o governo local. “Só uma das nossas lojas está realizando os testes gratuitos e, nela, estamos trabalhando com a capacidade máxima para tentar atender a demanda da população, mas o fluxo tem sido enorme, dez vezes mais do que estávamos acostumados com o teste pago”, contou Daniel ao Correio.

Segundo ele, os agendamentos começaram na manhã desta terça e até as 13h as vagas para uma semana inteira já haviam sido preenchidas. “Assim como os postos de saúde e os laboratórios não estão dando conta, não teremos como atender a toda a demanda da população”, explicou.

'Humanamente impossível'

A demanda também foi alta na unidade da Drogaria Brasil que realiza os testes em Santa Maria. A superintendente da loja, Mariza Faria, contou ao Correio que eles desistiram de fazer o agendamento por telefone devido à alta demanda. “Chegamos às 7h para abrir e já tinha gente na porta esperando para fazer o teste”, relatou. Segundo ela, foram feitos 60 exames ao longo desta terça-feira e mais de 200 pessoas procuraram a unidade para se testar.

“A demanda está muito alta e é humanamente impossível atender todo mundo. Nós desistimos de fazer o agendamento prévio pelo telefone e, agora, funcionaremos entregando fichas”, explicou. Mariza calcula que a procura deve continuar assim pelo menos até o fim do mês. Segundo ela, serão entregues 30 senhas em cada turo. Pela manhã, a distribuição será a partir das 8h e o primeiro teste às 8h30. À tarde, as senhas vão ser disponibilizadas a partir das 13h30 e o exame a partir das 14h.

Transmissão elevada

A procura maior por testes de covid-19 ocorre em um momento de infecções em alta no Distrito Federal. No último balanço divulgado, a taxa de transmissão estava em 2,15, número muito próximo ao recorde registrado durante toda a pandemia: 2,61, em março de 2020. A alta de casos pressiona o sistema de saúde desde a entrada de pacientes por meio do rastreamento de novos infectados e gera preocupação das autoridades sanitárias.

A procura maior por testes de covid-19 ocorre em um momento de infecções em alta no Distrito Federal. No último balanço divulgado, a taxa de transmissão estava em 2,15, número muito próximo ao recorde registrado durante toda a pandemia: 2,61, em março de 2020. A alta de casos pressiona o sistema de saúde desde a entrada de pacientes por meio do rastreamento de novos infectados e gera preocupação das autoridades sanitárias.

Ainda assim, algumas unidades cadastradas pela SES-DF para a testagem gratuita da população tiveram que adiar a participação no programa. A principal queixa dos empresários é que o aviso sobre as adaptações necessárias, como uma entrada separada para as pessoas com suspeita de covid-19, chegou muito em cima da hora. Por enquanto, apenas as redes Drogaria São Rafael, Drogaria Brasil e Drogaria Messias tiveram o início das atividades confirmado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação