Segurança no trânsito

Quase 300 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool no fim de semana

Operação entre sexta-feira (21/1) e domingo (23/1) autuou 295 pessoas em flagrante de alcoolemia, sendo que quatro condutores foram levados para a delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime

Correio Braziliense
postado em 26/01/2022 14:36
 (crédito: Detran/Divulgação)
(crédito: Detran/Divulgação)

Uma operação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), realizada entre sexta-feira (21/1) e domingo (23/1), autuou 295 motoristas por alcoolemia. As fiscalizações aconteceram nas regiões de Ceilândia, Brazlândia e Lago Norte. Em Planaltina, ocorreu a 12ª edição da Operação Força Conjunta, que reuniu agentes de trânsito do Detran e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), além de policiais militares e policiais rodoviários federais.

O objetivo da força-tarefa foi coibir a bebida ao volante e manter a ordem pública. Ao todo, a equipe montou 10 pontos de abordagem na capital do país, sendo que três ficaram sob a responsabilidade do Detran. Os órgãos, durante todo o fim de semana, realizaram 533 abordagens, que resultaram em 295 flagrantes de alcoolemia, sendo que quatro condutores foram levados à delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime.

A operação também resultou em 26 remoções, 17 flagrantes de motoristas inabilitados, oito motocicletas com escapamento irregular, quatro condutores com o documento de habilitação vencido e 29 autuações por outros motivos. Em Planaltina, a Operação Força Conjunta flagrou um veículo com aproximadamente R$21.608,00 só de multas.

Operação Boas Festas

Entre 16 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022, outros 1.414 condutores foram autuados por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, uma média de 44 flagrantes diários. Durante esse período, a fiscalização também autuou 855 condutores inabilitados e 1.020 por conduzirem veículo não licenciado. Os dados incluem tanto as fiscalizações realizadas pelo Detran quanto pela Polícia Militar.

A chamada Operação Boas Festas teve o objetivo de intensificar as ações de fiscalização destinadas a coibir os condutores que insistem em dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Durante o mês, foram realizadas 320 ações divididas em blitzes e ações de patrulhamentos com a abordagem.

As ações aconteceram em várias regiões administrativas, principalmente em locais próximos a quadras comerciais, bares, setores de clubes, restaurantes, eventos e shows, nas regiões das asas Norte e Sul, Ceilândia, Paranoá, Gama, Lago Sul, São Sebastião, Recanto das Emas, Taguatinga e Vila Planalto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação