Água

Reservatório de Santa Maria atinge 100% da capacidade

Segundo Adasa, o reservatório chega em sua capacidade máxima um ano após o transbordamento ocorrido em 2021. Agência fala em bons índices de chuvas, uso consciente da água e comemora segurança hídrica

Arthur de Souza
postado em 14/02/2022 19:58 / atualizado em 14/02/2022 20:21
Reservatório de Santa Maria.   -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Reservatório de Santa Maria. - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na tarde desta segunda-feira (14/2), o reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu sua capacidade máxima, de acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Segundo a agência, o reservatório chega a 100% um ano após o primeiro transbordamento de 2021, quando alcançou 1.072 metros, que corresponde a 61,31 milhões de metros cúbicos de água. Para o Correio, a agência reguladora explicou que o reservatório de Santa Maria não possui comportas para escoamento e que, ao atingir seu nível máximo, a água excedente segue seu curso passando pela borda.

A Adasa relatou que os bons índices de chuvas e o uso consciente da água são fundamentais para que os reservatórios do Distrito Federal operem com sua capacidade máxima. “Isso contribui para a segurança hídrica e para os diversos usos da água”, ressaltou a agência.

Chuvas intensas

E as chuvas devem continuar caindo na capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta segunda-feira (14/2), alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas no DF.

De acordo com o instituto, este nível de alerta - que deve durar até às 10h desta terça-feira (15/2) - significa precipitação entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/dia, e ventos que podem atingir velocidade entre 40 e 60 km/h. Além disso, o aviso prevê baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação