Vacinação

Campanha de imunização contra Covid-19 segue nesta quarta-feira (16/2)

Até a última terça-feira (15/2), 5.559.166 pessoas já haviam tomado a vacina. A campanha destinada ao público infantil também segue com doses disponíveis para crianças de 5 a 11 anos

Correio Braziliense
postado em 16/02/2022 10:30 / atualizado em 16/02/2022 10:30
Vacinação noturna ou por Drive-Thru está disponível para adultos -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Vacinação noturna ou por Drive-Thru está disponível para adultos - (crédito: Ed Alves/CB)

O esforço de vacinação contra Covid-19 segue nesta quarta-feira (16/2), no Distrito Federal. Até a última terça-feira (15/2), 5.559.166 pessoas já haviam tomado a vacina. Dessas, 2.455.460 estão com a primeira dose (D1); 2.196.500, com a segunda (D2); 58.420, com a dose única (DU); 837.921, com dose de reforço. Além de 10.865 pessoas com a dose adicional.

Pessoas maiores de 12 anos podem tomar a primeira e a segunda dose. No caso da primeira, estão disponíveis aplicações da AstraZeneca, CoronaVac e Janssem. Porém, há a recomendação do imunizante da Pfizer-BioNTech para grávidas, puérperas e adolescentes de 12 a 18 anos imunossuprimidos.

Para a aplicação da D2 é necessário um intervalo mínimo. Para a CoronaVac recomenda-se esperar 28 dias. Já para AstraZeneca e Pfizer-BioNTech o intervalo é de 56 dias. Mulheres que, na primeira dose, receberam AstraZeneca ou CoronaVac e tenham engravidado recebem Pfizer-BioNTech.

Após quatro meses de completude do ciclo vacinal com dose de AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou CoronaVac, aqueles maiores de 18 anos devem receber uma dose de reforço (AstraZeneca ou Janssen). O imunizante da da Pfizer-BioNTech é aplicado em grávidas e puérperas (que deram à luz há pouco tempo). Os que tomaram vacina da Janssen recebem reforço depois de dois meses.

A vacinação infantil também continua no DF. Crianças de 5 a 11 anos podem ser imunizadas. As imunossuprimidas ou com 5 anos recebem a dose pediátrica da Pfizer-BioNTech. Crianças de 6 a 11 anos recebem CoronaVac.

A vacinação noturna ou por Drive-Thru é disponível somente para adultos, a partir dos 18 anos. Nas duas modalidades são ofertadas primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Para receber a vacina é preciso comparecer a um dos locais disponíveis portando documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. Crianças precisam também estar acompanhadas por pais ou responsáveis. Em caso de perda do cartão, será realizada busca no sistema. É obrigatório o uso da máscara no local.

Confira os locais:

Primeira dose - 12 anos ou mais
Segunda dose - 12 anos ou mais
Dose de reforço
Infantil
Drive-Thru
Pontos Noturnos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação