Covid-19

Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás

Decisão foi publicada na tarde desta quarta-feira (9/3). Segundo prefeito, obrigatoriedade pode ser retomada caso número de casos volte a crescer

Renata Nagashima
postado em 09/03/2022 19:51 / atualizado em 09/03/2022 21:18
 (crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)
(crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

A prefeitura de Planaltina de Goiás suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no município. O decreto, assinado pelo prefeito e delegado Cristiomário Medeiros, foi publicado na tarde desta quarta-feira (9/3). A norma vale tanto para ambientes ao ar livre quanto fechados.

“Fica desobrigado o uso de máscaras faciais para o acesso e a permanência de indivíduos nas dependências nos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado”, determinou o texto.

A medida foi tomada depois de uma avaliação do prefeito junto a Secretaria de Saúde de Planaltina de Goiás. Segundo o delegado Cristiomário, os números vêm caindo no município desde 2021, o que deu segurança para que o item de proteção deixasse de ser obrigatório.

“Quase toda a população já tomou as duas doses da vacina, as crianças acima de 5 anos estão vacinadas com a primeira e há vários dias não há nenhuma internação de covid-19. As pessoas em princípio já estavam deixando de usar por conta própria, era uma obrigação mais para os comerciantes que precisavam exigir”, explicou o prefeito.

No entanto, caso haja piora nos números de contaminados, a decisão pode ser reavaliada. “A qualquer momento, se necessário, podemos retomar até com medidas mais drásticas. Estamos sempre avaliando e observando os casos da doença”, completou Cristiomário.

Vejo o decreto:

Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás
Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás (foto: Reprodução)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Qualquer máscara é melhor do que nenhuma máscara, segundo autoridades americanas
    Qualquer máscara é melhor do que nenhuma máscara, segundo autoridades americanas Foto: Getty Images
  • Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás
    Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás Foto: Reprodução
  • Máscara pode deixar de ser usada até em ambientes fechados
    Máscara pode deixar de ser usada até em ambientes fechados Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação