O Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária do Distrito Federal (Fundepec-DF) tem o objetivo de apoiar e participar em ações de defesa animal, atuando na prevenção e erradicação de doenças emergenciais. O projeto foi aprovado na quarta-feira (16/3), durante solenidade realizada no Palácio do Buriti.
O Fundepec-DF é uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), a Associação dos Avicultores do Planalto Central, a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), a Associação dos Criadores de suínos do Distrito Federal (DFSuin) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF).
Presente no evento, o secretário de Agricultura, Cândido Teles, destacou que o Fundepec é mais um resultado para o desenvolvimento do agronegócio local e nacional. “Só é possível a criação desse fundo porque temos parceiros importantes. Fizemos nossa parte dentro da Secretaria da Agricultura. Mas se não fosse o Ministério da Agricultura e a Fape-DF, isso não aconteceria”, afirmou.
Para o presidente da Fape-DF, Fernando Cezar Ribeiro, esse fundo é a concretização de um sonho. “A assinatura de criação da Fundepec-DF é uma data muito importante, de concretização de um sonho para os produtores rurais do DF e de um avanço para o desenvolvimento da agropecuária local”, ressaltou Fernando Cezar Ribeiro.
Na solenidade, foi realizada a assinatura oficial do estatuto e da ata de constituição por parte das entidades que participam da ação. Estiveram presentes no evento autoridades do Governo distrital e Federal, como o superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, Ilton Mendes, o secretário de Governo, José Humberto, o presidente do Parque Granja do Torto, Eugênio Farias, o vice-presidente da Ceasa-DF, Petronah de Castro e Silva, a superintendente do Senar-DF, Kelly Cristina, e o vice-presidente da Fape-DF, Rogério Tokarski.
Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.