Emprego

Mais de 1,2 mil pessoas recebem o certificado no 4° ciclo do Renova-DF

Programa formou mais de 4,3 mil pessoas desde o primeiro ciclo, em 2021. Alunos receberam capacitação profissional em construção civil

Júlia Eleutério
postado em 30/03/2022 14:12 / atualizado em 30/03/2022 14:12
 (crédito:  Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

Na quarta formatura do programa Renova-DF, 1.289 alunos receberam os certificados de conclusão do curso. Os formandos receberam a capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, nos últimos três meses, com aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (30/3), no Serviço Social da Indústria (Sesi), na Samdu Norte, em Taguatinga.

Presente no local, o governador Ibaneis Rocha (MDB) parabenizou os formandos e elogiou o trabalho feito pelo programa para qualificar e empregar mais pessoas. "A minha esperança é de que esse programa seja um programa da esperança na vida de vocês, para que vocês consigam se empregar, sustentar as suas famílias com dignidade, porque não tem nada melhor do que isso", destacou o governador.

O chefe do Executivo local ressaltou que há empregos na capital e agradeceu a parceria entre os órgãos envolvidos no programa. "No Distrito Federal, nós temos como empregar, mas falta mão-de-obra qualificada e nós colocamos exatamente isso através da nossa união", pontuou Ibaneis.

O Renova-DF é um programa de qualificação profissional que conta com parceria entre as Secretarias de Trabalho e de Governo do Distrito Federal, as Administrações Regionais e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), sendo que os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Senai-DF, com duração de 240 horas, dividido em quatro horas diárias.

Para o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o programa significa esperança para cada um que fez o curso. "Esperança de uma vida melhor, uma esperança de um trabalho digno, de respeito para si e para a sua família e para a sociedade. É isso que a gente busca aqui", destacou o secretário da pasta.

No ano passado, foram destinados cerca de R$ 30 milhões de recursos para o programa. "Este ano, eu já levei um pedido de mais de R$ 58 milhões para que a gente continue com o Renova-DF, que a gente continue a trazer mais alunos e que a gente faça mais 10 mil alunos capacitados somente em 2022", desejou Thales, durante o discurso de parabenização.

No primeiro ciclo, foram formados 802 alunos. Já no segundo e terceiro ciclos, foram 776 e 1.444 formados, respectivamente. Segundo a Secretaria de Trabalho, atualmente há 2.037 alunos cursando o programa pelo 5º ciclo A, e 1.383 alunos aguardando chamada para o 5º ciclo B, com previsão de início das aulas para abril.

Os alunos do programa recuperam 493 equipamentos públicos  em 12 regiões da capital, como: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão e Plano Piloto. De acordo com a pasta, há também a previsão de que o Renova-DF passe por outras cidades, como pelas Vilas Telebrasília e Planalto e pelo Noroeste.

Renova-DF

Os alunos do programa recebem capacitação profissional com noção básica na área de construção civil. As aulas ocorrem presencialmente e, enquanto se qualificam, os aprendizes recuperam os espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas e campos sintéticos de futebol.

Ao participar do Renova-DF, cada aluno recebe um kit com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa de água, boné e equipamento de proteção individual. Os estudantes também recebem uma bolsa benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. São destinadas 5% das vagas disponíveis para imigrantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação