Vacinação

Covid-19: começa a aplicação da 4ª dose da vacina em idosos no DF

Reforço para a faixa etária acima de 80 anos começa após a chegada de quase 48 mil doses da vacina Pfizer. Toda a remessa será destinada para a 4ª dose dos idosos

Júlia Eleutério
Arthur de Souza
postado em 01/04/2022 10:56 / atualizado em 01/04/2022 10:56
Na UBS 6 (Gama), movimentação estava tranquila, na manhã desta sexta-feira (1°/4). -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Na UBS 6 (Gama), movimentação estava tranquila, na manhã desta sexta-feira (1°/4). - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Distrito Federal começou, na manhã desta sexta-feira (1°/4), a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos. O reforço para a faixa etária tem início após a chegada de quase 48 mil doses da vacina Pfizer — preferencialmente para a aplicação — nesta quinta-feira (31/3).

Toda a remessa será destinada ao reforço para os idosos, de acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF). Isso porque o Ministério da Saúde orientou que, preferencialmente, a população com 80 anos ou mais recebesse o imunizante da Pfizer, com intervalo definido em quatro meses entre a aplicação da terceira e da quarta doses.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 6, localizada no Gama, o início da aplicação da dose de reforço foi tranquila, sem registro de filas. Otávio Teles Gonçalves, 83 anos, morador do Gama Oeste há 60 anos, aproveitou a oportunidade para ficar em dia com a imunização. "Como diz a ciência, a pessoa que protege, protege os outros também. Então, tem que seguir a ciência", reforça. "A cura ainda não existe, mas a vacina foi a salvação porque morreram muitas pessoas com essa doença", lembra Otávio.

Assim como ele, Altamiro Vieira, 81, também procurou a UBS 6 para tomar a dose extra da vacina contra covid-19. Para ele, a imunização é de suma importância, principalmente para os idosos. “Então, tem que se vacinar e incentivar os outros a se vacinarem cada vez mais para se proteger”, alerta.

Otávio Teles Gonçalves, 83 anos, acredita que a população deva seguir a ciência.
Otávio Teles Gonçalves, 83 anos, acredita que a população deva seguir a ciência. (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Esquema de imunização

A vacinação prossegue até às 22h em locais de atendimento noturno e no posto drive-thru, localizado na Quadra 612 da Asa Sul, segundo a SES-DF. Para a quarta dose, ou segunda dose de reforço, é necessário ter tomado a dose anterior há, pelo menos, quatro meses.

Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro das vacinas tomadas. No entanto, caso o cartão seja perdido, a pasta realizará uma busca nos sistemas de registro. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.

Confira os locais disponíveis para a imunização de idosos acima de 80 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação