AVIAÇÃO

Companhia aérea Itapemirim é comprada por empresa sediada em Taguatinga

Empresa foi vendida para a Baufaker Consulting, financeira sediada em Taguatinga. Expectativa é de que, com a venda, ITA retome as atividades em breve. Valor das negociações não foram divulgados

Aline Brito
postado em 13/04/2022 23:47 / atualizado em 13/04/2022 23:50
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A companhia aérea Itapemirim anunciou, nesta quarta-feira (13/4), que foi vendida para uma empresa financeira sediada em Taguatinga, a Baufaker Consulting. O comunicado, divulgado internamente para os funcionários da ITA, foi confirmado pelo presidente da companhia, Adalberto Bogsan.

Com isso, a companhia não pertence mais ao Grupo Itapemirim e deve retomar as atividades em breve. Com a venda, será possível resolver as pendências acumuladas pela empresa desde que ela encerrou as atividades, em dezembro de 2021, segundo Adalberto Bogsan.

"Na próxima semana, começa a nova fase de retomada, com reuniões com o Serviço de Atendimento ao Consumidor e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de negociações dos passivos acumulados nesse período de interrupções das operações, como salários, leasing (arrendamento), taxas de aeroporto, reembolso de passageiros e outros", afirmou o CEO da ITA.

Agora, os novos donos da companhia devem concentrar esforços na capitalização da empresa, na reorganização, bem como na manutenção dos quadros de colaboradores e executivos. "A Baufaker Consulting promete inaugurar um novo e inédito modelo de transporte de passageiros e cargas em território nacional", afirmou Adalberto Bogsan. O formato será baseado na aquisição e na manutenção dos leasings de cinco aeronaves — uma espécie de aluguel delas.

A Itapemirim não divulgou outros detalhes, como o valor da venda. As duas empresas vão se reunir nos próximos dias para definir os próximos passos e preveem a abertura de vagas de emprego a partir dos resultados das reuniões.

Fim das atividades

A Itapemirim encerrou as atividades em 17 de dezembro, com pouco mais de seis meses de serviços prestados. Após a suspensão das operações, cerca de 40 mil passageiros ficaram desamparados em aeroportos de todo o país, por causa de cancelamentos de voos sem aviso prévio.

Mais de 500 trajetos foram afetados, o que causou um rombo milionário à empresa, que teve a licença para operar suspensa pela Anac. Confira a íntegra do comunicado emitido pela Itapemirim:

"Prezados colaboradores,

É com grande satisfação que comunico aos profissionais da nossa companhia que a Baufaker Consulting, empresa financeira controlada e administrada por brasileiros, acaba de adquirir a ITA Transportes Aéreos.

Após concretizar o negócio, o novo acionista concentra esforços na capitalização da empresa, na reorganização e manutenção do grupo de colaboradores e executivos.

Com a aquisição e manutenção dos leasings de cinco aeronaves, do tipo A320ceo, promete inaugurar um novo e inédito modelo de transportar passageiros e cargas em território nacional.

Na próxima semana, começa a nova fase de retomada com reuniões com SAC, Anac, além de negociações dos passivos acumulados neste período de interrupções das operações, como salários, leasing, taxas de aeroporto, reembolso de passageiros e outros.

Desejo vida nova e ótimo voo…

Adalberto Bogsan, CEO.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação