Decisão

"Concretamente grave", diz juíza sobre maior que esfaqueou jornalista

Em ata da audiência de custódia de José Felipe Leite Tunholi, 19 anos, que esfaqueou o jornalista Gabriel Luiz, 28, juíza determinou mudança de prisão em flagrante para preventiva

Pedro Marra
Pablo Giovanni*
postado em 18/04/2022 12:34 / atualizado em 18/04/2022 13:06
 (crédito: Reprodução/ redes sociais)
(crédito: Reprodução/ redes sociais)

A ata de audiência de custódia do maior de idade José Felipe Leite Tunholi, 19 anos, que esfaqueou o jornalista Gabriel Luiz, 28, junto com um menor, na noite de quinta-feira (14/4), foi obtida com exclusividade pelo Correio. No documento, assinado pela juíza de direito substituto do DF Júnia de Souza Antunes, no domingo (17/4) pela manhã, a magistrada diz que a prisão se fez necessária para "a manutenção da ordem pública, isso porque o crime cometido pelo autuado, em tese, foi concretamente grave", alega.

A juíza do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) considerou a gravidade da conduta do autor das facadas contra o editor do DF1 para determinar que o crime foi cometido com "uso de faca, vítima com diversas lesões graves, o que evidencia que o contexto fático que permeou a ação criminosa".

Na ata da audiência, a magistrada acrescenta que o crime cometido por José Felipe Leite Tunholi "extrapola a gravidade inerente ao tipo penal, existindo, portanto, justificativas objetivas para a permanência da custódia, diante da periculosidade e o risco de novas incursões". 

Tunholi será transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, por tempo indeterminado. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não divulgou a data da audiência de custódia do adolescente, de 17 anos,  também envolvido no crime. O suspeito permanece recolhido no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), ligado à Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação