Inmet

Tempo seco, quente, com previsão de chuva no DF a partir de quarta (4/5)

Característico do outono, a partir de agora a umidade do ar fica mais baixa e as manhãs mais frias. A temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 13ºC e a máxima pode chegar a 29ºC hoje (2/5)

Edis Henrique Peres
postado em 02/05/2022 11:34 / atualizado em 02/05/2022 13:36
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A primeira semana de maio começa com tempo seco e manhãs frias, de acordo com previsão feita pelos profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima registrada na capital do país, nesta segunda-feira (2/5), foi de 13°C e a máxima, no decorrer da tarde, pode alcançar 29°C. Meteorologista do Inmet, Naiane Araújo explica que nesta segunda e terça-feira não têm previsão de chuva.

"O sol aparece na maior parte do dia e o tempo continua seco, bem a cara do outono que tem essa característica de manhãs mais frias. A umidade relativa do ar varia entre máxima de 80% e mínima de 25%", pontua.

Tem chuva?

As chances de chuva são bem pequenas, mas existe essa possibilidade a partir de quarta-feira. "Haverá uma uma leve mudança, com presença de nuvens e isso aumenta a probabilidade de chuva até sexta. Mas a chance é pequena, com chuvas isoladas e de baixo volume", ressalta.

Nas semanas seguintes, o clima volta a ficar seco. "A tendência é que o mês fique mais seco, a média de chuva de maio é de apenas 26mm. Em abril também tivemos chuvas abaixo da média, o esperado era 145mm, e a estação que registrou o maior índice foi Águas Emendadas, com 67 mm", explica.

Outono do pôr do sol

A estação do outono também garante um espetáculo no nascer e pôr do sol, com cores mais fortes de laranja, amarelo e rosa. A meteorologista explica o fenômeno. "Como a atmosfera está mais seca, existe uma maior dispersão de poeira e partículas, é isso que acaba provocando esse fenômeno óptico, com a interação dos raios solares que causa essa coloração tão bonita", finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação