Política

"A união é a chance de chegar ao segundo turno", afirma Grass, sobre oposição nas eleições

O deputado distrital foi o entrevistado do CB.Poder desta segunda-feira (2), e falou sobre alianças no cenário da oposição para o Governo do Distrito Federal, nas eleições programadas para outubro

Paulo Martins*
postado em 02/05/2022 15:40
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Às vésperas dos anúncios das candidaturas oficiais para as eleições deste ano, a oposição espera montar uma grande frente, sob liderança do deputado distrital Leandro Grass (PV), para tentar superar o governador Ibaneis Rocha (MDB). O parlamentar foi o entrevistado da edição de hoje do CB.Poder — um programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília. À jornalista Ana Maria Campos, Grass também destacou as falhas do atual governo como trunfo para vencer o pleito.

Sobre a união dos grupos contrários ao governador, Grass assume a indefinição de sua liderança, oficialmente. “Ainda não há consenso, mas espero que a gente consiga anunciar para a sociedade a nossa chapa, as nossas pré-candidaturas ao governo e ao Senado. Temos nomes nesse campo político em partidos de centro-esquerda, de esquerda e centro, que têm dialogado para construir uma grande frente. Pretendemos coligar com o PSB ou com o Solidariedade. O PT tem duas pré-candidaturas e lá dentro há um diálogo da militância e da direção para definir como vai se dar essa composição com o PV”, afirma.

Grass ressalta a boa relação com parceiros ideológicos na montagem da chapa de oposição. “Entendemos que é muito importante ampliar e estabelecer pontes com outros grupos, partidos e segmentos que não convergiram com o nosso campo, mas agora estão dispostos a convergir. E pensando nos dois turnos, tenho uma boa relação com outros pré-candidatos e entendo que é necessário a gente estar com a relação bem constituída e respeitosa para que estejamos unidos no segundo turno e derrotar o atual governador”, descreve o otimismo.

A junção das diversas partes da oposição se justifica pelo forte eleitorado que vem mostrando as lideranças atuais. “Temos que pensar de forma suprapartidária e coletiva. Se chegarmos à vitória, será um projeto coletivo até o final, não apenas para as eleições. É uma convergência verdadeira. É um desejo de todos e todas. Estamos experimentando encontros e fazendo reuniões para discutir uma solução pelo DF”, explica o deputado.

Na questão interna, Leandro Grass descarta concorrer para outras cargos que não a de governador. “Não há plano B. Há um plano A e estamos trabalhando para que se viabilize. Obviamente sou pré-candidato ao governo e estou me preparando para isso. Tenho me preparado cada dia mais. Me sinto preparado para assumir essa responsabilidade”, diz.

O parlamentar assume que divergências entre a oposição devem atrapalhar as intenções de um potencial governo. “A união é a chance que temos de chegar ao segundo turno, precisamos unir essas forças em torno de uma candidatura comum. Com a contribuição de cada partido se entende essa proposta. Estamos caminhando com diálogo e respeito e aos poucos chegamos a essa convergência”, descreve Grass.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação