Crime

Onça-parda é encontrada morta em Planaltina; Ibram não descarta crime

Caso ocorreu na Estação Ecológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina. Hospital Veterinário da UnB fará necropsia para descobrir a causa da morte

Rafaela Martins
postado em 09/05/2022 20:45
Matar, perseguir ou caçar animais como a onça-parda é considerado crime. Imagem ilustrativa -  (crédito: Ricardo Marajó/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba)
Matar, perseguir ou caçar animais como a onça-parda é considerado crime. Imagem ilustrativa - (crédito: Ricardo Marajó/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba)

Uma onça-parda foi encontrada morta no último fim de semana por vigilantes que monitoram a Estação Ecológica de Águas Emendadas, localizada na região administrativa de Planaltina.

De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), os profissionais do local faziam uma ronda motorizada quando encontraram o animal morto, próximo de uma cerca que limita a reserva.

No mesmo dia, o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília foi acionado para levar o corpo da onça para necrópsia. A causa da morte não foi revelada ainda, mas o Ibram não descarta a possibilidade de crime ambiental.

O caso segue a cargo da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (PMA), e as investigações estão em andamento.

Caçar é ilegal

De acordo com a Lei nº 9.605, o ato de matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies silvestres sem a permissão de órgãos ou autoridades competentes, pode resultar em detenção de seis meses a um ano e multa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação