Saúde

Hospitais sem refeições devido à falta de pagamento dos funcionários

Empresa Salutar, que fornece alimentos às unidades do Iges, está com as contas bancárias bloqueadas e não pagou os salários dos trabalhadores. Empregados protestaram em ato em frente ao Hospital Santa Maria

Edis Henrique Peres
postado em 10/05/2022 16:57 / atualizado em 10/05/2022 19:10
Funcionários da Salutar protestaram em frenta ao Hospital de Santa Maria -  (crédito: Divulgação)
Funcionários da Salutar protestaram em frenta ao Hospital de Santa Maria - (crédito: Divulgação)

Os hospitais do Distrito Federal sob administração do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF) correm o risco de ficarem sem refeições para os pacientes e empregados das unidades. O alerta foi emitido nesta terça-feira (10/5) pelo Iges, que explicou que a empresa Salutar, responsável por fornecer as refeições, suspendeu o atendimento.

“Os empregados da empresa não receberam pagamento e por isso suspenderam o fornecimento dos alimentos. Importante destacar que a Salutar, empresa vencedora de licitação para fornecimento de refeições nas unidades do Instituto, informou que não pode realizar o pagamento aos empregados uma vez que sua conta bancária está bloqueada judicialmente (por credores fornecedores)”, esclarece nota do Iges.

Segundo o Instituto, o Iges não tem nenhuma pendência financeira com a empresa Salutar e o órgão está buscando medidas para resolver a situação emergencial. “Ressalta-se que o Instituto vem tendo problemas com a empresa como inclusive foi noticiado pela imprensa, no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados e até mesmo dos alimentos fornecidos, entretanto entende-se que o trabalhador deve ter seus direitos preservados, por isso estuda medidas cabíveis”, garantiu.

Durante parte da manhã, alguns empregados ainda retornaram às atividades, temporariamente, até às 13h, esperando que a Salutar fizesse o pagamento. O Iges afirma que os pagamentos não têm relação com o Instituto e que o contrato com a Salutar está em dia. “Entretanto, a fim de que não sejam prejudicados os empregados do Instituto e os pacientes internados nas unidades hospitalares, o Iges-DF estuda juridicamente possibilidades de colaborar realizando o pagamento diretamente aos empregados”, informa.

Ao longo de toda a manhã desta terça (10/5), o Correio buscou um posicionamento da Salutar, mas a empresa não retornou nenhum contato. O espaço segue aberto para manifestações.

Protesto por dignidade

Funcionários da empresa Salutar também protestaram em ato, em frente ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), devido à falta de pagamento da empresa. Cerca de 30 funcionários se reuniram para reivindicar os direitos trabalhistas. Marcela Alves de Oliveira, 36 anos e funcionária há quase dois anos da Salutar, conta que, por respeito aos pacientes dos hospitais, os colaboradores não fizeram nenhum protesto anterior. “Mas agora não temos dinheiro nem para a passagem”, destaca.

“Estamos há três meses sem receber o ticket alimentação, mas este mês, além de não receber nem a passagem, também não recebemos o salário, e não tem como vir trabalhar. Grande parte do pessoal mora em outras regiões administrativas e no Entorno”, afirma.

 

A funcionária salienta que os colaboradores se doam para tentar entregar o melhor serviço aos pacientes dos hospitais. “Sempre damos um jeito, mesmo quando falta descartáveis ou até alimentos. Várias vezes precisamos mudar o cardápio por falta de alimentos, não tinha carne e precisamos fazer a refeição com ovo para todo mundo. São vários os desafios que enfrentamos”, conta.

Além do Hospital de Santa Maria, Marcela conta que o Hospital de Base passa pelo mesmo problema. “Agora, com o protesto, eles (empresa Salutar) vieram e disseram que o Iges vai assumir o nosso pagamento, mas até agora nada. Os funcionários que tiraram as férias, por exemplo, em meses anteriores até agora não receberam nada. Não temos depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou qualquer outro respaldo. E sempre os informes do RH (recurso humanos) fica dizendo que vão pagar tal dia, e quando chega o dia, não recebemos nada”, lamenta.

Por meio de nota oficial, o Iges-DF informou que foi comunicado pela empresa Salutar de que pagará os empregados, responsáveis pela execução do contrato na prestação dos serviços prestados ao Instituto, "ainda nesta terça-feira, 10 de maio".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação