Mobilidade

Rede Urbanidade questiona projeto da nova Saída Norte

Por meio de um documento, a rede apontou desconformidade com a legislação urbanística, ambiental e de mobilidade urbana do DF

Correio Braziliense
postado em 17/05/2022 21:07 / atualizado em 17/05/2022 22:43
O documento indaga questões como a realização de estudos sobre alternativas de transporte na região. -  (crédito: Divulgação/Semob)
O documento indaga questões como a realização de estudos sobre alternativas de transporte na região. - (crédito: Divulgação/Semob)

Nesta terça-feira (17/5), a Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo do Distrito Federal (Rede Urbanidade), integrada por representantes do Ministério Público do DF (MPDFT) e da sociedade civil, divulgou um documento com questionamentos sobre o projeto da nova Saída Norte, com posição contrária à obra.

De acordo com a rede, o texto — que contém 45 questões — foi criado como forma de responder a consulta pública da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) a respeito do projeto. Entre os temas contidos no documento, está uma possível necessidade de espera da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot/DF) e do Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU), assim como a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), segundo a Rede Urbanidade.

Além disso, o documento também indaga questões como a realização de estudos sobre alternativas de transporte na região; os critérios técnicos, ambientais, econômicos e sociais utilizados no projeto; e a possibilidade de aumento do número de automóveis no Plano Piloto.

Por fim, a Rede Urbanidade se posicionou contra o novo empreendimento. “Entendemos que os recursos públicos podem e devem ser empregados com o objetivo de reverter a política de incentivo ao automóvel e criar uma rede integrada de transporte, ampliando assim o uso do transporte coletivo e reduzindo a participação dos deslocamentos por automóvel”, finalizou o documento. Sobre a divulgação do texto, a Semob respondeu que vai analisar os questionamentos e vai esclarecer todas as dúvidas sobre a nova Saída Norte.

O projeto

O novo complexo rodoviário deverá ser formado por 16 km de pistas e 23 viadutos, passando por duas pontes sobre o Lago Paranoá. A proposta da nova Saída Norte pretende ligar o Plano Piloto à BR-020, próximo a Sobradinho.

O local será construído pelo Governo do Distrito Federal por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa. O investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões, e o contrato vai durar 25 anos. A empresa vencedora deverá construir o complexo em aproximadamente quatro anos, devendo fazer a conservação e a manutenção durante o prazo contratual.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação