Previsão do tempo

Com tempo seco, domingo será de umidade baixa e máxima de 27°C

A umidade mínima pode chegar a 15%. Neste sábado (22/5), o DF registrou a menor porcentagem do ano, com 13% no Gama

Júlia Eleutério
postado em 22/05/2022 10:06
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Para quem for aproveitar o domingo (22/5), é importante lembrar da hidratação e cuidados devido ao tempo seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia promete umidade relativa do ar baixa, em torno de 15% nas horas mais quentes. Neste sábado (21/5), o Distrito Federal registrou a menor umidade do ano, com 13% na região do Gama. A temperatura máxima prevista é de 27°C para o período da tarde.

Céu com poucas nuvens e ventos fracos, o meteorologista Olívio Bahia ressalta um domingo com tempo aberto, predomínio de sol e umidade baixa. “A percepção de secura já começa. O nariz já começa a agoniar, a pele já começa a trincar até pelo frio também”, ressalta Olívio.

O meteorologista avalia que a umidade mínima pode variar a depender do local e alerta para a necessidade de cuidados. “Já começa a dar aquele recomendação para a população de manter a ingestão de líquido sempre em dia, hidratar as narinas e a pele, se possível. Cuidar do corpo e cuidar também do ambiente, já que o risco de incêndio está bem elevado”, pontua.

Nas primeiras horas do dia, o DF registrou a temperatura mínima de 5°C, além da umidade do ar em 95%.

Previsão para a semana

De acordo com Olívio, não haverá muita diferença no tempo para o decorrer da semana com destaque para a umidade baixa. “Agora inicia o período seco que a gente vai começar a vivenciar. As (temperaturas) mínimas não caem tanto e vão ficar por volta de 9°C a 12°C, dependendo da localidade”, comenta o especialista, destacando as máximas de 27°C e 28°C para os próximos dias.

Cuidados

Com uma alerta amarelo indicando perigo potencial, o Inmet emitiu o aviso, válido até a manhã desta segunda- feira (23/5), devido à onda de frio e do risco à saúde com a temperatura de 5°C abaixo da média.

A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:

  • Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
  • Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
  • Beba bastante líquidos;
  • Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
  • Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
  • Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
  • Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE