Dom Paulo celebra primeira missa após ser anunciado cardeal

Em intenção pela indicação como cardeal, Dom Paulo pediu, durante a santa missa, orações pela sua nova missão

Ana Maria Pol
*Carlos Silva
postado em 31/05/2022 14:43 / atualizado em 31/05/2022 16:57
Missa na manhã desta terça foi a primeira de Dom Paulo como cardeal -  (crédito: Carlos Silva/CB/D.A Press)
Missa na manhã desta terça foi a primeira de Dom Paulo como cardeal - (crédito: Carlos Silva/CB/D.A Press)

Dom Paulo César celebrou, nesta terça-feira (31/5), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a primeira missa após ter sido anunciado como novo cardeal. No último domingo (29/5), o arcebispo de Brasília foi listado entre os 21 cardeais do consistório criado pelo Papa Francisco. Além de dom Paulo César, Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, também ficou entre os escolhidos.

Em intenção pela indicação como cardeal, Dom Paulo pediu, durante a santa missa, orações pela sua nova missão. Nesta terça, a igreja celebra ainda, a solenidade da visita de Nossa Senhora a sua prima, Santa Isabel, e o arcebispo aproveitou a data para fazer menção à indicação do Papa Francisco. “Maria (Nossa Senhora) serviu e se colocou como serva do senhor. Correu apressadamente para a região montanhosa, quis servir. Rezem para que eu continue a ser um servidor da igreja”, completou.

Sacerdotes de todo o Brasil compareceram à missa celebrada pelo arcebispo. Padre Marcus Barbosa relembrou a relação com o novo cardeal, desde a atuação dele como reitor do seminário na Diocese de Nova Iguaçu. Para o sacerdote, a nomeação do arcebispo de Brasília é de suma importância para a Igreja no Brasil. "A nomeação de dois novos cardeais brasileiros só confirma nossa caminhada e nos dá esperança de tempos melhores e o testemunho bonito da vida da nossa igreja", afirma.

A cerimônia para oficializar os dois cardeais brasileiros será realizada no dia 27 de agosto. Como cardeal, Dom Paulo César terá a responsabilidade de eleger um novo papa, além de ser um dos conselheiros do pontífice. Para os fiéis que participaram da celebração, que teve como intenção a nomeação, a indicação mostra o bom serviço que Dom Paulo tem prestado à comunidade de Brasília. É o que diz a servidora pública Jaqueline Abrantes, 37 anos. “Ele foi escolhido pelo jeito que tem conduzido Brasília, a Arquidiocese. Ele é um padre que tem carinho, zelo e o sim que ele dá ao serviço de cada dia fez com que fosse selecionado”, diz.

Para Jaqueline, a igreja do Distrito Federal só tem a ganhar com a escolha. “É uma conquista. Ter um cardeal em Brasília é uma graça de Deus. A Igreja de Brasília só tem a ficar feliz e agradecer essa nomeação. Isso mostra que aqui surgem bons líderes para o Brasil. Dom Paulo tem um bom diálogo com a sociedade, com o governo, e só tem a agregar”, reforça a servidora pública.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação