Cobertura vacinal

Vacinação contra influenza e sarampo vai até dia 24 de junho

Campanha de imunização foi prorrogada no DF. A decisão é recomendação do Ministério da Saúde, divulgada em documento na noite desta quinta-feira (2/6)

Correio Braziliense
postado em 03/06/2022 11:05 / atualizado em 03/06/2022 11:06
Meta mínima de cobertura vacinal é de 90% -  (crédito: Pablo Giovanni/CB/DA Press)
Meta mínima de cobertura vacinal é de 90% - (crédito: Pablo Giovanni/CB/DA Press)

O Distrito Federal prorrogou as campanhas nacionais de vacinação contra a influenza e contra o sarampo até o dia 24 de junho, seguindo a recomendação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, divulgada em documento na noite desta quinta-feira (2/6). Segundo a pasta federal, a imunização está abaixo do esperado nas duas campanhas.

Com a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde apresentando números menores do que o estimado pelo Ministério, o prazo foi ampliado na perspectiva de alcançar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal para reduzir as complicações e óbitos nos grupos prioritários.

A nota do Ministério ainda destaca que é importante alcançar a meta de 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de vacinar os trabalhadores da saúde contra o sarampo de forma seletiva, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença.

No documento, a pasta federal também reconheceu o esforço das duas campanhas simultâneas às ações relacionadas à covid -19. Segundo boletins informativos divulgados pela Secretaria de Saúde, até o dia 24 de maio, a cobertura vacinal para o sarampo em crianças era de apenas 19,1%, no DF. Contra a influenza, o grupo de idosos apresentava a cobertura mais elevada, com 48%, seguido dos grupos de trabalhadores de saúde e professores, com 36,9% e 29,2%, respectivamente.

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação