Obras

Ibaneis assina ordem para obra de ciclovia com 10 km no Gama

Governador do DF assinou ordem de serviço para o início das obras da ciclovia da DF-480, entre o Gama e o Catetinho. Construção avaliada em R$ 5 milhões vai beneficiar 10 mil ciclistas da região

Pedro Marra
postado em 07/06/2022 11:34 / atualizado em 07/06/2022 11:54
Com a assinatura, órgãos responsáveis pelo projeto podem dar início ao levantamento para as obras -  (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)
Com a assinatura, órgãos responsáveis pelo projeto podem dar início ao levantamento para as obras - (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou, na manhã desta terça-feira (7/6),  a ordem de serviço para o início das obras da ciclovia da DF-480, entre Gama e o Catetinho. A obra, com início imediato de topografia (estudo da estrutura de um terreno), terá um prazo de 120 dias para conclusão.

Serão cerca de 10km de extensão que poderão ser utilizados pelos 10 mil ciclistas da região "Brasília é a segunda maior cidade de ciclovias do país, e a gente espera alcançar o título de primeira o mais breve possível", declara Ibaneis.

O chefe do Executivo local adiantou que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), responsáveis pelos projetos, têm orientação para realizar levantamentos. "A ideia é para que a gente possa ter a cidade mais acessível do Brasil. Esse título ainda será de Brasília", garantiu o governador do DF.

  • Grupo de cicilistas em evento da ordem de serviço para obra da ciclovia da DF-480 Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Ciclistas Fabiano Araújo, 44, e Fernando Gomes, 42, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o Catetinho Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Deputados Daniel Donizete (PL) e Jaqueline Silva (Agir) junto do governador do DF, Ibaneis Rocha, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o Catetinho Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Deputados Daniel Donizete (PL) e Jaqueline Silva (Agir) junto do governador do DF, Ibaneis Rocha, na assinatura da ordem de serviço da ciclovia entre o Gama e o Catetinho Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Grupo de cicilistas em evento da ordem de serviço para obra da ciclovia da DF-480 Pedro Marra/CB/D.A. Press

Quem comemorou o início do projeto foi o representante comercial Fernando Gomes, 42 anos, líder do grupo Calangos do Pedal. O ciclista destaca que a principal mudança da obra vai ser a implementação da ciclovia no lado dos condomínios, longe da pista.

"Essa é uma reivindicação nossa, de uma petição com mais de 2 mil assinaturas, na qual solicitamos a interligação de vias do DF e Entorno", explica Fernando. Atualmente, segundo ele, são 19 grupos de ciclismo no Gama, que abrange vias de Santa Maria e Entorno do DF, com média de 150 ciclistas por equipe.

Antes, todos usavam a pista de corrida e pedalavam até o famoso balão do Periquito, onde começa outra ciclovia. O segurança Fabiano Araújo, 44, do grupo de ciclismo Cobras do Cerrado, acredita que a nova ciclovia vai proporcionar mais segurança aos praticantes do esporte. "Vai ter projeto de iluminação, o que vai dar mais mobilidade para nós ciclistas e para os pedestres, além de termos a sensação de segurança", opina o morador da região.

Ciclovia com foco na segurança

Somente em 2022, segundo o Departamento de Trânsito (Detran), ao menos oito ciclistas perderam a vida nas vias do DF em decorrência de imprudência ao volante (7) e ações criminosas (1). Levantamento do Correio aponta que, apenas em maio, três condutores de bicicleta morreram.

Diante dessa realidade, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, explica que o projeto vai até o Catetinho, e vai interligar a ciclovia com a da Estrada Parque Industria e Abastecimento (Epia). "Com isso, você consegue chegar mais próximo do Plano Piloto com ciclovia, que é uma modalidade sustentável e um meio de transporte mais saudável", avalia Fauzi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação