Covid-19

"Esforço conjunto", diz a Secretária de Saúde sobre nova fase de vacinação

Lucilene Florêncio fala sobre o recente desafio de comandar a pasta do DF e sobre a expectativa de que a população tome a dose de reforço do imunizante contra a covid-19

Helena Dornelas*
postado em 17/06/2022 20:09 / atualizado em 17/06/2022 20:09
O DF já aplica a quarta dose de vacina contra a covid-19 para maiores de 40 anos -  (crédito:                                      )
O DF já aplica a quarta dose de vacina contra a covid-19 para maiores de 40 anos - (crédito: )

Nesta quinta-feira (16/6), o governo do Distrito Federal liberou a vacinação contra covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. Mesmo o feriado de Corpus Christi não impediu que adultos formassem filas para tomar a dose de reforço. A adesão da população é considerada uma vitória para a nova Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que assumiu há menos de 10 dias.

“Estamos fazendo um esforço conjunto para que todos os cidadãos que tomaram a primeira dose, retornem para tomar a segunda, e os que tomaram a segunda voltem para tomar o reforço.” explica Florêncio sobre o avanço da vacinação organizado pela Secretaria e a subsecretaria de vigilância em saúde. "Agora o trabalho está em reforçar a população que precisa completar a cobertura vacinal, e assim, a medida que a gente vai resgatando esse usuários, a gente também vai ampliando a faixa etária.”

O Subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Divino Valero Martins, sinaliza sobre a importância das pessoas voltarem aos postos de saúde e tomarem as doses de reforço: “É importante lembrar que na primeira dose nós conseguimos a cobertura de 91,5%, na segunda dose 84%, mas na terceira dose caiu bastante. Por isso a gente tá fazendo esse recomeço, toda essa distribuição e compromisso”.

“O importante é aumentar cada vez mais o número de cobertura vacinal, para isso a filosofia da intercambialidade, a população pode nos procurar, vir aos postos e tomar as doses”, explica o subsecretário, que também confirma que todas vacinas estão disponíveis. “O importante é a população vir se vacinar, que dose boa é dose no braço.”

O Coordenador da Atenção Primária da SES, Fernando Erick Damasceno, confirma que o Distrito Federal possui 136 salas de vacinação voltadas para a covid-19 e reitera a importância da população tomar a dose de reforço. "Nós estamos em uma fase muito importante na campanha de vacinação. Desde o início de 2020 até agora nós não paramos com as campanhas de vacinação, e esse momento é momento de assimilar o imunobiológico na nossa sala de rotina e tornar a vacinados o mais capilarizada o possível.”

Sobre o recente comando da pasta, Lucilene explica que é um sentimento desafiador. “É um grande desafio, um sentimento de missão que me foi confiada pelo governador de comandar esse grande exército da Secretaria de Saúde do DF".

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

**Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação