Saúde

UnB lança novo tipo de máscara para combater vírus e bactérias

A Vesta foi lançada nesta terça-feira (21/6) e está disponível para comercialização. Órgãos da universidade e hospitais do DF contarão com o equipamento

Correio Braziliense
postado em 23/06/2022 14:47 / atualizado em 23/06/2022 14:47
 (crédito: Anastácia Vaz/Ascom UnB)
(crédito: Anastácia Vaz/Ascom UnB)

A máscara Vesta foi lançada oficialmente nesta terça-feira (21/6), pela Universidade de Brasília (UnB). O novo respirador do tipo PFF2 (peça facial filtrante) contém proteção contra vírus e bactérias. As máscaras serão distribuídas entre servidores da UnB e profissionais da saúde do Hospital Universitário (HUB) e do Hospital Região Leste (Hleste). Além disso, nesta quarta-feira (22/6) foram doados 5 mil exemplares para a Prefeitura da Cidade de Goiás (GO).

A barreira química do protetor facial é feita de quitosana, uma macromolécula extraída da carapaça de crustáceos, como camarões e lagostas. A máscara é descartável, de uso individual, e pode ser dobrável, sendo eficiente contra partículas sólidas e líquidas à base de água, filtrando diversos vírus, como o da covid-19. O produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último mês de maio.

Apesar da apresentação oficial, novos estudos clínicos serão realizados em julho, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Estão previstas, para esse período, a geração de novas amostras para análises estatísticas de contaminação pelo vírus H1N1, bem como testes de conforto, usabilidade e eficácia do item. Para isto, a unidade hospitalar contará com 100 mil unidades da Vesta.

Os estudos para o novo tipo de protetor duraram mais de dois anos, com parceria entre a UnB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Mato Grosso do Sul. A produção está sendo realizada pelas empresas Life Care e MCI Ultrassônica. A Universidade de Brasília receberá uma parte dos royalties da venda dos respiradores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação