inclusão

DF recebe encontro nacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Evento promove ações e encontros que contribuem para que as pessoas com deficiência possam superar barreiras e garantir mais autonomia

Lorena Rodrigues*
postado em 05/07/2022 16:24 / atualizado em 05/07/2022 16:24
A programação também contará com atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivências práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares -  (crédito:  Divulgação/Fenapestalozzi)
A programação também contará com atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivências práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares - (crédito: Divulgação/Fenapestalozzi)

Entre os dias 22 e 26 de agosto — das 09h às 17h —, ocorre a primeira edição do Encontro Nacional das Famílias e o IV Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano. Os eventos acontecem na Associação Pestalozzi de Brasília, localizada no Setor de Clubes Sul. Promovidas pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi, as ações compõe o primeiro movimento no Brasil voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O evento faz parte da produção da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para este ano, o tema escolhido foi “Superar Barreiras para Garantir Inclusão’’, em parceria com a Fenapae.

Objetivos e Programação:

O IV Fórum Nacional de Autodefensores é um evento realizado a cada três anos pela Fenapestalozzi, que reúne os autodefensores das cinco regiões do país que fazem parte do Movimento Pestalozziano. O projeto integra as pessoas com deficiência — escolhidas através de eleição — à diretoria da Fenapestalozzi, exercendo poder de voto, propondo novos projetos, atividades e melhorias para os atendidos.

Com objetivo de fortalecer os vínculos da pessoa com deficiência em diversas áreas, inclusive no relacionamento familiar, A Fenapestalozzi também realizará o I Encontro de Famílias paralelamente ao Fórum demonstrando como as ações e encontros contribuem para que as pessoas com deficiência possam superar barreiras e garantir mais autonomia.

A programação também contará com atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivências práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares. O evento receberá uma palestra realizada pelo Sebrae, fomentando o empreendedorismo, auxiliando e capacitando familiares.

Para saber mais sobre os eventos e sobre a federação, basta acessar o site oficial da Federação Fenapestalozzi.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação