COVID-19

Por falta de doses, DF suspende aplicação da primeira dose de CoronaVac

Secretaria de Saúde afirma esperar novo envio do Ministério da Saúde. Estoque tem unidades suficientes para segunda dose. Pasta ainda não informou sobre a disponibilidade da CoronaVac para as demais doses

Ana Isabel Mansur
postado em 03/08/2022 16:01 / atualizado em 03/08/2022 18:56
Até essa segunda-feira (2/8), 91,21% da população do Distrito Federal havia recebido a primeira dose ou o imunizante de aplicação única (DU) contra a covid-19 -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press  )
Até essa segunda-feira (2/8), 91,21% da população do Distrito Federal havia recebido a primeira dose ou o imunizante de aplicação única (DU) contra a covid-19 - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

A Secretaria de Saúde (SES-DF) interrompeu temporariamente a aplicação da primeira dose da vacina CoronaVac contra a covid-19 no Distrito Federal nesta quarta-feira (3/8). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu por falta de unidades. A SES-DF aguarda envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde.

Conforme a secretaria frisou, o estoque disponível na rede é suficiente para a segunda aplicação do imunizante. "O DF conta com 4 mil doses de CoronaVac para aplicação como D2. Portanto, todos os usuários que receberam a primeira dose estão com a segunda dose armazenada e garantida", informou, em nota.

A SES-DF destacou que os demais imunizantes contra a covid-19 estão disponíveis. "Usuários a partir de 5 anos devem continuar procurando as unidades de saúde para a imunização. É importante que os usuários observem a data de retorno do seu cartão de vacina tanto para segunda dose quanto para os reforços", completou.

O Correio questionou a pasta sobre a disponibilidade de doses para as demais aplicações da vacina CoronaVac. Segundo a secretaria, há imunizantes suficientes apenas para D2. A reportagem também procurou o Ministério da Saúde quanto à previsão de envio de unidades da CoronaVac para a capital do país. A pasta federal informou que "está em tratativas para aquisição do imunizante com maior celeridade, de acordo com a disponibilidade de entrega das doses pelos fornecedores."

Dados

O Portal InfoSaúde, da secretaria, aponta que há, no DF, 32,5 mil doses de AstraZeneca e 40 mil de Janssen. A Pfizer conta com 61,9 mil imunobiológicos e o imunizante infantil da fabricante tem 40,8 mil vacinas em estoque.

Até essa segunda-feira (2/8), 91,21% da população do DF havia recebido a primeira dose ou o imunizante de aplicação única (DU) contra a covid-19. Tomaram a D2 ou a DU 85,87% dos habitantes da capital do país. Metade dos moradores do DF acima de 5 anos — população apta a se vacinar — está com o primeiro reforço contra a doença e 18% estão imunizados com a segunda aplicação extra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação