Transmissão

Varíola dos macacos: Saúde confirma mais um caso entre jovens de 11 a 19 anos

Com transmissão comunitária confirmada no DF, mais um jovem foi diagnosticado com a doença. Capital chega a 225 infectados

Rafaela Martins
postado em 08/09/2022 19:34 / atualizado em 08/09/2022 22:53
 (crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)
(crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)

Há dois meses a Secretaria de Saúde (SES-DF) deu início ao monitoramento de casos positivos para varíola dos macacos no Distrito Federal. Por meio do boletim informativo, divulgado nesta quinta-feira (8/9), nas últimas 72 horas, mais um jovem com idade entre 11 e 19 anos foi diagnosticado com a doença.

Até o momento, quatro pessoas nesta faixa etária adquiriram o vírus na capital do país. Além disso, nove exames deram positivo desde a última atualização feita pela secretaria na segunda-feira (5/9). Assim, o DF totaliza 225 pacientes — 217 casos confirmados por meio de exame laboratorial e 8 casos prováveis.

Em relação aos diagnosticados, 217 são do sexo masculino e somente 8 do sexo feminino. A secretaria concluiu que a maioria dos casos acomete a faixa etária entre 20 e 39 anos, ao todo são 180 infectados.

Nesta quinta-feira, a pasta também descartou 418 diagnósticos que estavam em investigação — 8 casos a mais do que foi notificado no boletim de segunda-feira. Há, ainda, 177 pacientes sob avaliação do órgão de saúde.

Em relação a quantidade de casos por região administrativa, o Correio analisou quais locais têm maior índice da Monkeypox. Até o momento, o Plano Piloto está em primeiro lugar, totalizando 43 casos. Em seguida, Águas Claras soma 30 casos, Samambaia tem 22, e Ceilândia e Guará seguem empatados com 17 infectados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação