Pandemia

Veja os pontos de vacinação contra covid-19 em crianças de 3 e 4 anos no DF

O DF recebeu, nesta terça-feira (27/9), cerca de 14,5 mil doses do imunizante da CoronaVac para aplicação nesta faixa etária infantil

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 08:46 / atualizado em 28/09/2022 08:46
Para tomar a vacina, a secretaria destaca que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis -  (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Para tomar a vacina, a secretaria destaca que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis - (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Após receber 14,5 mil doses de CoronaVac, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) retoma, nesta quarta-feira (28/9), a vacinação contra a covid-19 de crianças de 3 e 4 anos. Os imunizantes chegaram na capital na manhã desta terça-feira (27/9) e foram distribuídos para as regiões administrativas no período da tarde. (Confira os pontos de vacinação abaixo)

Segundo a pasta, estima-se que há 183.457 crianças nessa faixa etária no DF. Em julho deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do uso da vacina para imunização desse público no país.

Para tomar a vacina, a secretaria destaca que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Além disso, é necessário apresentar o documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança e o cartão de vacinação do menor.

O público infantil de 3 e 4 anos recebe o imunizante da CoronaVac. Enquanto as crianças de 5 anos a 11 anos são vacinadas com a Pfizer pediátrica. A secretaria divulga os locais onde são ofertados imunizantes tanto para primeira dose quanto para a segunda dose infantil. No caso da CoronaVac, o intervalo entre as doses é de 28 dias. Já para a Pfizer-BioNTech, o intervalo é de 21 dias.

Vacinas vencidas

No início deste mês, em 1º de setembro, a pasta descartou 3,5 mil doses do imunizante. Segundo a secretaria, na época, as vacinas atingiram o prazo de validade, sendo estas disponíveis, somente, para a segunda dose contra a covid-19.

Além da retomada da aplicação, a Secretaria de Saúde destina pontos de vacinação para quem deseja tomar a primeira, a segunda e a dose de reforço do imunizante. A pasta, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu um informe do Ministério da Saúde, em 14 de setembro, com a recomendação para não aplicar, em pessoas com menos de 40 anos, doses de reforço adicionais.

Confira os locais de vacinação:

CoronaVac (para crianças de 3 e 4 anos)

Pfizer pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos)

Primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais

Segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais

Dose de reforço para maiores de 12 anos

Quarta dose ou segunda dose de reforço

Vacinação em drive-thru para adultos

Vacinação em pontos noturnos para adultos

Dose adicional e de reforço para imunossuprimidos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação