Eleições

PO sobre candidatura mantida: "Esta vitória é o início de uma caminhada"

O empresário disse que sempre esteve certo da correção de sua conduta. Por 4 a 3, o TSE rejeitou o pedido de indeferimento de candidatura de PO, feito pela coligação do governador Ibaneis Rocha

Arthur de Souza
postado em 29/09/2022 15:27 / atualizado em 29/09/2022 15:30
Paulo Octávio segue na disputa pelo comando do Palácio do Buriti. -  (crédito: Divulgação/Assessoria)
Paulo Octávio segue na disputa pelo comando do Palácio do Buriti. - (crédito: Divulgação/Assessoria)

O candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Social Democrático (PSD), Paulo Octávio, comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou, nesta quinta-feira (29/9), o pedido de indeferimento de sua candidatura por 4 votos a 3. Em nota, o empresário afirmou que sempre esteve certo da correção de sua conduta.

“Por isso, sempre tive confiança na justiça brasileira, que hoje se faz. Quero ser governador de Brasília e hoje esta vitória é o início de uma caminhada”, disse Paulo Octávio, que também agradeceu aos amigos e companheiros de campanha.

No caso do empresário, a maioria da Corte discordou da posição do ministro Carlos Horbach, relator do processo, que defendia o indeferimento da candidatura. O voto decisivo a favor de Paulo Octávio foi proferido pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Entenda

Com a decisão, Paulo Octávio (PSD) segue na disputa ao Palácio do Buriti. Os advogados dos lados da ação — PO e Ibaneis — foram ao TSE argumentar sobre o caso. A defesa da coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB) defendeu que Paulo Octávio não teria cumprido os prazos de desincompatibilização da função de sócio-administrador de sua empresa, que tem contratos em vigor com o atual governo em, pelo menos, seis secretarias.

Os advogados também argumentam que os contratos não tinham cláusulas uniformes. Essa mesma tese foi seguida pela Procuradoria-Geral Eleitoral, que também pediu o indeferimento da candidatura do empresário, em parecer divulgado no último domingo (25/9).

Na defesa, os representantes de Paulo Octávio afirmaram que todos os contratos foram formalizados seguindo a lei, e que tinham, sim, cláusulas uniformes. O advogado também afirmou que todos os contratos com o governo local foram firmados por meio de edital de licitação, sob concorrência.

O ministro e relator do processo, Carlos Horbach, pediu indeferimento da candidatura de Paulo Octávio, por entender que os contratos não obedecem cláusulas uniformes. O voto foi acompanhado pelos ministros Sérgio Banhos e Carmen Lúcia.

No entanto, no voto de divergência, o ministro Ricardo Lewandowski lembrou o voto do presidente e desembargador do TRE, Roberval Belinati, que entendeu, à época, que as cláusulas eram uniformes. Com 3 a 3, quem decidiu foi Alexandre de Moraes, que deu carta verde para Paulo Octávio continuar na disputa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação