Obras

Agricultura recebe materiais para reforma de canais de irrigação

A previsão é de que os tubos comecem a ser transportados para os locais das obras dos 14,2 km de canais de irrigação do DF ainda este mês

Correio Braziliense
postado em 05/10/2022 13:49 / atualizado em 05/10/2022 13:49
 (crédito: Ascom Seagri-DF)
(crédito: Ascom Seagri-DF)

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) recebeu tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) para a execução de 14,2 km de obras em quatro canais de irrigação do DF. O investimento de R$ 1,81 milhões para a revitalização beneficiará produtores de Sobradinho II, do Núcleo Rural Tabatinga e do assentamento Sítio Novo, ambos em Planaltina, e do Núcleo Rural Capão Seco, no Paranoá.

Os tubos de polietileno vão garantir redução na perda de água no caminho até o produtor. Expostos à natureza e sujeitos à deterioração provocada pelo tempo, os antigos canaisforam escavados mais de 30 anos no próprio leito da terra a céu aberto, causavam uma perda de mais de 50% da água por vazamentos infiltrações e evaporação.

De acordo com o subsecretário de desenvolvimento Rural da Seagri-DF, Odilon Vieira, o aumento no fornecimento de água previsto para essas propriedades é de 50%. A previsão é que os tubos comecem a ser transportados aos locais das obras dos canais de irrigação ainda este mês.

A revitalização de outros canais já está em andamento. As obras do canal de abastecimento de água no Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltina, começaram depois de oito anos de espera. Com o investimento de R$ 450 mil, o canal terá pouco mais de 5km e beneficiará cerca de 28 propriedades rurais, com potencial para atender, futuramente, todas as 70 famílias do local.

Planaltina é uma região essencial para receber esses investimentos pois também abriga outros canais importantes, como Capão Seco, Santos Dummont, Tabatinga, Barro Preto e Rio Preto, que foram revitalizados recentemente.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação