Pix

Homem recebe R$ 8,3 mil por engano e não quer devolver

De acordo com a PCDF, mulher transferiu o dinheiro para a conta errada, na segunda-feira (7/11), e não obteve a devolução requerida. Caso foi registrado por ela na 33ª Delegacia de Polícia

Cassia Santos
postado em 09/11/2022 21:45 / atualizado em 09/11/2022 21:45
 (crédito: Pixabay/Reprodução)
(crédito: Pixabay/Reprodução)

Após notar que transferiu um pix no valor de R$ 8,3 mil para a conta errada, na última segunda-feira (7/11), uma mulher entrou em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro, mas não conseguiu recuperar a quantia. O caso está a cargo da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria).

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a vítima procurou a agência bancária ao notar que fez uma transferência equivocada, e explicou ao gerente o que ocorreu. Sem retorno, ela decidiu ligar para a pessoa que recebeu o dinheiro, mas o número parou de atender as ligações.

Após tentativas, a mulher procurou a 33ª DP e registrou ocorrência. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Alexander Oliveira, as investigações estão em andamento e o homem que recebeu o dinheiro, poderá ser responsabilizado pelo artigo 169 do Código Penal Brasileiro — que diz que é crime se apropriar de “coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza”.

 

O que fazer nesse caso?

De acordo com especialistas, a pessoa deve fazer um boletim de ocorrência e, caso não faça a devolução do dinheiro estará cometendo o crime de apropriação indébita, que consta no Código Penal. É sempre importante a pessoa confirmar os dados antes de fazer a transferência.

O pix é uma forma de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil para fazer transferências e facilitar a vida dos usuários. O sistema foi lançado em outubro de 2020. No entanto os especialistas alertam que os usuários devem redobrar a atenção para evitar transferências erradas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação