COPA DO MUNDO

Estreia do Brasil na Copa do Mundo aquece venda de camisetas no DF

Comerciantes locais preveem alta nos lucros com torcedores que compram de última hora. Segundo os vendedores o lucro deve aumentar conforme a Seleção Canarinho avançar na competição

Carlos Silva*
postado em 24/11/2022 16:53 / atualizado em 24/11/2022 17:12
 (crédito: Carlos Silva/CB/DA Press)
(crédito: Carlos Silva/CB/DA Press)

Vendedores ambulantes aproveitam a estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2022, nesta quinta-feira (24/11), para lucrar um pouco mais com a venda de camisetas e outros itens temáticos para torcedores que aproveitem a última hora para garantir produtos alusivos à Copa do Mundo.

Os inúmeros vendedores da capital estão espalhados por diversos pontos em cada região administrativa. Não é raro, estar transitando de carro ou de ônibus e se deparar com alguns comerciantes na beira das vias anunciando os produtos. Djalma de Lara, 68 anos, é um destes. Ele montou seu ponto de vendas no Eixo Monumental, próximo ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e conta que as vendas ainda “estão devagar", por ainda estar no início da competição.

“O pessoal ainda está muito em clima de eleições. Até semana passada mesmo, muitos vieram aqui em busca de itens para se manifestar politicamente. Só queriam saber de quartel general Agora, deve começar a melhorar. Se o Brasil fizer uma boa apresentação, as vendas devem aumentar mais”, avalia.

Já outros vendedores resolveram ficar na Rodoviária do Plano Piloto, um dos pontos de maior circulação de pessoas em Brasília, para alavancar as vendas. Fernanda Moreira, 19, estava caracterizada para a Copa e com alta expectativa tanto para as vendas quanto para a estreia do Brasil. Ela conta que também percebe certo clima político, principalmente na escolha das blusas.

Fernanda Moreira, 19, estava caracterizada para a Copa e com alta expectativa tanto para as vendas quanto para a estreia do Brasil
Fernanda Moreira, 19, estava caracterizada para a Copa e com alta expectativa tanto para as vendas quanto para a estreia do Brasil (foto: Carlos Silva/CB/DA Press)

"O pessoal tá comprando bastante. Vendi R$400 e acho que até o fim do dia devo vender mais R$500. Mas vejo que os clientes ainda estão preferindo outros modelos de camisa, por conta do clima político atual. As blusas amarelas quase não saíram, só azuis e pretas", relata.

Independente das expectativas de venda, os comerciantes esperam uma boa estreia do Brasil. "Estou muito ansiosa. Até vim caracterizada. Espero que a seleção ganhe, porque se não ganhar vamos chorar muito", brinca Fernanda. Já Djalma aposta que hoje o placar vai ser de 3x0, com vitória do Brasil e brinca com a possibilidade de ver outras competições. "Com certeza, vamos vencer e estreiar com pé direito", conclui.

*Estagiário sob a supervisão de Euclides Bitelo

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação